Posso ficar sem hormônio na menopausa?

3 de novembro de 2021

A menopausa geralmente ocorre entre os 45 e 50 anos e é caracterizada por marcar o último ciclo menstrual da mulher. Com a menopausa, o corpo feminino sofre um declínio natural dos hormônios reprodutivos, causando alguns sintomas bastante conhecidos, como as ondas de calor, distúrbios de sono, secura vaginal, entre outros.

Esse processo todo é comum e natural na vida das mulheres. Pode ocorrer um pouco antes dos 45, como também pouco depois dos 50. Mas a certeza é a mesma: a menopausa chega para todas.

E está tudo bem!

Você só precisa estar em dia com seus exames hormonais, principalmente para entender se existe a necessidade (ou mesmo a possibilidade) de se fazer a reposição, e quais os procedimentos necessários.

Mas o que é a reposição hormonal?

Para muitas mulheres, a terapia de reposição hormonal pode funcionar muito bem e praticamente eliminar os sintomas da menopausa.

Via de regra a reposição combina os hormônios estrogênio e progesterona Todavia, é possível se fazer a reposição somente com estrogênio, nos casos em que a mulher não mais tiver o útero. Tudo depende de cada organismo e dos sintomas apresentados. 

A reposição pode ser feita por meio de comprimidos, géis e adesivos aplicados à pele. É feita uma avaliação criteriosa pelo médico, via de regra um ginecologista, mas o procedimento também pode ser indicado por um endocrinologista. 

A partir da análise de uma série de exames solicitados à paciente serão indicados os hormônios a serem usados, a dosagem, a forma de administração e o tempo de uso. E reavaliações periódicas indicarão se as doses serão ajustadas, conforme as suas necessidades individuais.

Quais os benefícios da reposição hormonal?

O principal benefício, além do alívio dos sintomas da menopausa (sendo um dos mais comuns os suores noturnos), é a prevenção de doenças crônicas, especialmente das cardiovasculares. Além disso, um dos ganhos citados pelas pacientes é a melhora na vida sexual, pois o ressecamento e as dores vaginais praticamente desaparecem. 

A reposição hormonal também previne a perda óssea, reduzindo assim as chances de fraturas e o desenvolvimento da osteoporose.

Quais as desvantagens?

Existem riscos associados que tornam a reposição contraindicada para algumas mulheres que tiveram câncer de mama ou de endométrio, ou doenças relacionadas à trombofilia. Cada paciente deve ser avaliada individualmente.

E se eu não quiser fazer a reposição hormonal?

Primeiramente, vale mencionar que a terapia de reposição hormonal é extremamente benéfica para a manutenção da saúde e a diminuição dos riscos de doenças crônicas, como foi mencionado acima. Os benefícios da terapia superam, largamente, os riscos a ela associados. 

Para quem, ainda que não tenha contraindicação, não queira fazer reposição, existem vários ativos naturais que podem auxiliar no alívio de alguns dos sintomas da menopausa. O chá de folhas de amora é um deles. Além de aliviar os famosos “fogachos”, ele auxilia na disposição e energia do corpo.  Já para a secura vaginal, o tratamento não hormonal mais indicado é o uso de lubrificantes durante as relações, bem como o laser íntimo que já comentei em outro post. O óleo de coco é um ótimo lubrificante natural, que também ajuda a hidratar a pele e as mucosas.

A prática regular de atividades físicas intensas, por pelo menos 40 minutos, auxiliam na diminuição da perda óssea, na libido e no controle da insônia. Os exercícios vão ajudar na circulação do sangue e manter o seu organismo sempre ativo e equilibrado. Igualmente recomenda-se a prática quotidiana da meditação.

E se eu não puder fazer a reposição hormonal?

Para aquelas mulheres que, por questão de saúde, não podem se beneficiar da terapia de reposição hormonal, mesmo os tratamentos fitoterápicos precisam ser muito bem avaliados. Por exemplo, o chá de folhas de amora acima mencionado é contraindicado para, por exemplo, mulheres que têm ou tiveram câncer de mama.

Alguns procedimentos na busca do alívio dos sintomas não oferecem qualquer risco, como é o caso do laser geniltal.

Vale ressaltar que os benefícios proporcionados pelos exercícios físicos e pela meditação podem e devem ser aproveitados mesmo pelas mulheres que fazem uso da terapia de reposição.

É possível viver feliz sem a reposição hormonal, sim. Mas sempre com muito cuidado e com a orientação do seu médico para que tudo fique bem.

Eu tenho um ebook que fala sobre viver bem e feliz, baixe gratuitamente “Medicina do Estilo de Vida”.
Clique aqui para baixar!

Drª Fernanda Macêdo

Drª Fernanda Macêdo

Formada pela UNIRIO e pós-graduada em Ginecologia e Obstetrícia pela Fundação Oswaldo Cruz, sou médica há 20 anos. Sempre senti que meu propósito era atender mulheres e oferecer um tratamento humanizado.
Como médica integrativa, acredito que não devemos focar apenas na cura, mas sim buscarmos uma forma de evitar o adoecimento!

Mais artigos que podem te interessar

× Contato via WhatsApp!