Como escolher o DIU ideal?

22 de outubro de 2021

O dispositivo intrauterino, conhecido popularmente como DIU, é um método contraceptivo reversível, feito de plástico flexível moldado em forma de T que é introduzido no útero para impedir a gravidez. 

O DIU apresenta 99% (ou mais) de eficácia e pode permanecer no útero de 5 a 10 anos. Deve ser removido dentro do período de tempo previsto de duração ou quando não houver mais necessidade de atuar como contraceptivo.

Qual a diferença entre o DIU de cobre, prata e hormonal?

Existem três diferentes tipos de DIU: cobre, prata e hormonal, comercialmente conhecidos como Mirena. Todos são considerados métodos contraceptivos seguros, práticos e eficazes, mas devido às suas diferenças, existem alguns fatores a considerar na escolha daquele que se mostrará o mais adequado para o organismo de cada mulher. Portanto, vou explicar cada um desses três tipos.

DIU de Cobre

O dispositivo intrauterino de cobre é uma opção contraceptiva muito eficaz e de longa duração. Dependendo do modelo, sua duração varia entre 5 a 10 anos.

Ele funciona da seguinte forma: uma pequena quantidade do cobre presente no fio que compõe o dispositivo é liberada no útero, causando alterações no endométrio e no muco cervical, o que impede a movimentação dos espermatozoides, impossibilitando que cheguem às trompas. E assim, consequentemente, que haja a fecundação do óvulo.

Vantagens:

·       Melhor custo-benefício

·       Não contém hormônios

·       Pode ser encontrado na rede pública de saúde.

Desvantagens:

·       Pode aumentar o fluxo menstrual.

·       A inflamação uterina causada pelo cobre pode acarretar um aumento na intensidade das cólicas menstruais.

·       Seu uso não é recomendado a mulheres com histórico de endometriose, adenomiose e anemia, ou para mulheres que tenham fluxo menstrual excessivo e cólicas intensas.

DIU de Prata

O DIU de prata é uma ótima opção para quem busca um método contraceptivo com menos reações adversas. 

Apesar de possuir cobre na sua composição (mesmo que em menor quantidade), o DIU de prata também é muito eficaz e de longa duração.

Vantagens:

·       Gera menos inflamação que o DIU de cobre.

·       Reduz o fluxo menstrual e a intensidade das cólicas menstruais.

·       A probabilidade de o corpo rejeitar o dispositivo é menor.

Desvantagens:

·       O tempo de duração é menor do que o DIU de cobre, sendo equivalente a apenas 5 anos. Além disso, é um pouco mais caro.

DIU Hormonal ou Mirena

O DIU Mirena é envolvido pelo hormônio levonorgestrel, um subtipo sintético da progesterona. Ele evita a gravidez ao produzir um afinamento do endométrio e a alteração física do muco cervical, fazendo com que o ambiente íntimo seja hostil à fecundação.

Vantagens:

·       Reduz o fluxo menstrual e as cólicas.

·       Auxilia no tratamento da endometriose e da adenomiose.

Desvantagens:

·       Pode causar dores nas mamas e aumentar incidência de acne

·       Em casos raros, pode gerar aumento de peso

·       O tempo de uso não deve ultrapassar 5 anos

Apesar do risco de gravidez ser muito baixo, o DIU não é um método 100% eficaz. Aliás, nenhum método é, não é mesmo?

Caso a mulher fique grávida durante o uso do DIU, ele deve ser removido imediatamente, uma vez que o risco de abortamento é de 50%. E durante o terceiro trimestre de gestação esse risco chega a ser até 10 vezes maior do que o normal. 

O DIU é colocado e retirado por um médico ginecologista, e é muito importante que você converse com esse profissional antes de fazer a melhor escolha.

Você conhecia todas as diferenças entre os DIUs?


Eu tenho um ebook que explica tudo  que você precisa saber. Clique para baixar, é gratuito ❤️ “Tudo o que você precisa saber sobre DIU’s

Drª Fernanda Macêdo

Drª Fernanda Macêdo

Formada pela UNIRIO e pós-graduada em Ginecologia e Obstetrícia pela Fundação Oswaldo Cruz, sou médica há 20 anos. Sempre senti que meu propósito era atender mulheres e oferecer um tratamento humanizado.
Como médica integrativa, acredito que não devemos focar apenas na cura, mas sim buscarmos uma forma de evitar o adoecimento!

Mais artigos que podem te interessar

× Contato via WhatsApp!