Conheça o laser íntimo, o tratamento que recupera o tônus vaginal

22 de setembro de 2021

Ao longo da vida, diversos fatores externos podem gerar danos ao tecido de mucosas e da pele da região genital. Porém, hoje existem diversos tratamentos capazes de melhorar a firmeza e o tônus da vagina e da vulva, repondo parte do colágeno que foi perdido. Uma das melhores opções disponíveis é o laser íntimo! Continue a leitura e saiba mais sobre esse tratamento. 

O que é o laser íntimo?

O laser íntimo é usado para melhorar a elasticidade e o tônus da vagina e da vulva. Como comentei anteriormente, inúmeros fatores podem gerar danos ao tecido de mucosas e pele da região genital. 

Esses acontecimentos danificam a matriz celular e deixam a mucosa vaginal sem sustentação. Como resultado, a vagina fica flácida, perdendo a firmeza. Essa perda do colágeno da matriz pode ter causas mecânicas, como partos sucessivos e traumas, ou pela diminuição do estímulo hormonal (diminuição do estrogênio), que ocorre no pós-parto e na  menopausa, ou ainda em razão do tratamento hormonal relacionado ao tratamento do câncer de mama. 

Para quem é indicado o laser íntimo?

As principais indicações do laser íntimo são:

01.Síndrome geniturinária da menopausa (SGM)

Algumas mulheres na peri e pós-menopausa apresentam a Síndrome Geniturinária da Menopausa (SGM). Essa condição ocorre devido à ausência de estrogênio no tecido vaginal, hormônio que confere tônus e elasticidade aos tecidos. 

Alguns sintomas são: ressecamento vaginal, dor durante a relação e ao urinar, prurido vaginal e corrimentos de repetição.

02.Incontinência urinária

O laser também é indicado para o tratamento de graus leves e moderados de perda urinária. A sua aplicação na mucosa melhora o tônus vaginal através da contração do tecido e do estímulo à produção do colágeno e da elastina, melhorando assim o tônus muscular e incrementando a circulação sanguínea local. Consequentemente, temos a diminuição dos escapes de urina. 

03.Rejuvenescimento íntimo 

Em geral, a partir dos 30 anos o nosso corpo diminui consideravelmente a produção de colágeno na mucosa vaginal, principal proteína responsável pela estrutura e a firmeza dos tecidos na região feminina. Essa redução pode causar perda do tônus e também da lubrificação vaginal, gerando desconforto.

04. Líquen escleroso e atrófico

O líquen escleroso e atrófico é uma doença crônica benigna que afeta a pele e a mucosa da região genital. É uma condição inflamatória com um componente auto-imune associado. O tratamento com o laser íntimo é uma excelente alternativa ao tratamento convencional, o qual lança mão de corticóides tópicos que melhoram temporariamente os sintomas, mas pioram o quadro de atrofia já existente na doença. 

O procedimento de rejuvenescimento íntimo é simples, rápido e indolor. Normalmente são necessárias apenas 3 aplicações, com o intervalo de um mês, para se alcançar o resultado esperado. A manutenção é feita com uma aplicação anual em apenas 1 sessão. 

Eu, particularmente, adoro o laser íntimo. Além de ser prático e eficiente, atua diretamente no colágeno, proporcionando uma resposta mais eficaz e duradoura. Outro ponto positivo é que não possui qualquer contra indicação. Até as mulheres em pós-tratamento de câncer de mama podem realizá-lo sem medo. 

Lembrando que os cremes a base de estrogênio, comumente recomendados durante a menopausa, não podem ser utilizados pelas mulheres pós-tratamento de câncer de mama. Por esse motivo, o laser é o tratamento mais indicado. 


E você, já conhecia o laser íntimo?
Eu tenho um ebook exclusivo em que explico em detalhes como funciona esse tratamento!
Clique aqui e faça o download, é gratuito.

Drª Fernanda Macêdo

Drª Fernanda Macêdo

Formada pela UNIRIO e pós-graduada em Ginecologia e Obstetrícia pela Fundação Oswaldo Cruz, sou médica há 20 anos. Sempre senti que meu propósito era atender mulheres e oferecer um tratamento humanizado.
Como médica integrativa, acredito que não devemos focar apenas na cura, mas sim buscarmos uma forma de evitar o adoecimento!

Mais artigos que podem te interessar

× Contato via WhatsApp!