Menopausa precoce: fatores de riscos e tratamento

6 de outubro de 2021

A menopausa corresponde ao fim da menstruação ocasionado pela interrupção da produção de hormônios pelos ovários, marcando o fim da fase reprodutiva da mulher. Normalmente, ela ocorre entre 45 e 55 anos. Quando a menopausa se dá antes dos 40 anos, chamamos de menopausa precoce. (O termo médico é “falência ovariana precoce”). Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto. 

Quando podemos dizer que a mulher teve uma menopausa precoce?

A menopausa ocorre quando os ovários param de liberar óvulos em intervalos regulares e sua capacidade de produzir hormônios diminui consideravelmente. Como expliquei no começo no texto, esse processo tende a acontecer em mulheres com mais de 45 anos. Porém, quando ocorre antes dos 40 anos de idade, classificamos como menopausa precoce. 

Pessoalmente, acho que entrar na menopausa antes dos 45 anos pode ser considerado precoce. Dessa forma, conduzo da mesma maneira: investigo o porquê da precocidade do processo e, mais importante ainda, trato a paciente adequadamente.  

E qual o problema de parar de menstruar cedo? 

A diminuição precoce da produção de estrogênio pode acarretar vários problemas. Os hormônios femininos exercem uma função importante na preservação da saúde cardiovascular, na massa óssea e na função cognitiva. 

Portanto, perder os hormônios cedo demais pode predispor essa mulher a doenças graves, tais como hipertensão arterial, AVC, osteoporose, demência e doença de Parkinson, além de uma maior tendência  para o desenvolvimento de depressão e ansiedade. Sem falar no comprometimento da vida sexual, é claro.  

O que causa a menopausa precoce?

A menopausa precoce pode ser causada por diversos fatores.
Alguns exemplos são:

  • Alterações genéticas no cromossomo X, como na síndrome de Turner. 
  • Doenças autoimunes, como tireoidite e vitiligo.
  • Doenças infecciosas, como caxumba e malária. 
  • Quimioterapia ou radioterapia para tratamento de câncer. 
  • Retirada cirúrgica dos ovários ou extração cirúrgica do útero. 
  • Por fim, o tabagismo e o consumo de drogas também são fatores de risco, uma vez que essas substâncias interferem no funcionamento do ovário. 

Sintomas e diagnóstico 

Algumas mulheres não apresentam nenhum sintoma. No entanto, boa parte manifesta os mesmos sintomas da menopausa normal, como ondas de calor, suores noturnos, oscilação de humor, secura vaginal e diminuição da libido. 

O diagnóstico é feito pelo ginecologista e, normalmente, iniciamos a investigação acerca de uma possível menopausa precoce quando a mulher apresenta irregularidade ou ausência da menstruação e os sintomas da menopausa mencionados acima.

Havendo o que chamamos de “suspeita clínica”, é necessário aprofundar a investigação, buscando-se marcadores hormonais identificados através de exames de sangue específicos, que permitam medir as concentrações de estrogênio e do hormônio folículo-estimulante. Via de regra também se pede um exame sanguíneo de gravidez, a fim de descartar essa hipótese. Porém, para ajudar na identificação da causa e receitar o tratamento adequado, também podemos solicitar outros exames complementares. 

Como funciona o tratamento? 

A menopausa precoce não é reversível. Porém, é consenso na literatura médica que ela deve ser tratada com reposição hormonal. Ao utilizar medicamentos à base de estrogênio, conseguimos proteger a mulher das complicações decorrentes da falta desse hormônio, conforme expliquei no comecinho do texto.

Mas qualquer mulher pode tomar hormônio? Não! Existem contraindicações, mas são bem poucas. Mulheres que tiveram câncer de mama, doenças hepáticas em atividade, e trombofilias graves, por exemplo, não podem realizar o tratamento de reposição hormonal. 

Mas, atenção! Apenas um profissional experiente conseguirá realizar o tratamento de forma eficaz e responsável, diminuindo os riscos envolvidos e garantindo eficácia. Além disso, será capaz de avaliar as causas dessa condição e indicar as mudanças e correções necessárias. 

Caso apresente irregularidade menstrual ou sintomas de menopausa, procure ajuda profissional. Quanto mais cedo começar o tratamento, melhor a resposta e menor o impacto. 

Drª Fernanda Macêdo

Drª Fernanda Macêdo

Formada pela UNIRIO e pós-graduada em Ginecologia e Obstetrícia pela Fundação Oswaldo Cruz, sou médica há 20 anos. Sempre senti que meu propósito era atender mulheres e oferecer um tratamento humanizado.
Como médica integrativa, acredito que não devemos focar apenas na cura, mas sim buscarmos uma forma de evitar o adoecimento!

Mais artigos que podem te interessar

× Contato via WhatsApp!