O dispositivo intrauterino, conhecido popularmente como DIU, é um método contraceptivo reversível, feito de plástico flexível moldado em forma de T que é introduzido no útero para impedir a gravidez.
O DIU apresenta 99% (ou mais) de eficácia e pode permanecer no útero de 5 a 10 anos. Deve ser removido dentro do período de tempo previsto de duração ou quando não houver mais necessidade de atuar como contraceptivo.
Qual a diferença entre o DIU de cobre, prata e hormonal?
Existem três diferentes tipos de DIU: cobre, prata e hormonal, comercialmente conhecidos como Mirena. Todos são considerados métodos contraceptivos seguros, práticos e eficazes, mas devido às suas diferenças, existem alguns fatores a considerar na escolha daquele que se mostrará o mais adequado para o organismo de cada mulher. Portanto, vou explicar cada um desses três tipos.
DIU de Cobre
O dispositivo intrauterino de cobre é uma opção contraceptiva muito eficaz e de longa duração. Dependendo do modelo, sua duração varia entre 5 a 10 anos.
Ele funciona da seguinte forma: uma pequena quantidade do cobre presente no fio que compõe o dispositivo é liberada no útero, causando alterações no endométrio e no muco cervical, o que impede a movimentação dos espermatozoides, impossibilitando que cheguem às trompas. E assim, consequentemente, que haja a fecundação do óvulo.
Vantagens:
· Melhor custo-benefício
· Não contém hormônios
· Pode ser encontrado na rede pública de saúde.
Desvantagens:
· Pode aumentar o fluxo menstrual.
· A inflamação uterina causada pelo cobre pode acarretar um aumento na intensidade das cólicas menstruais.
· Seu uso não é recomendado a mulheres com histórico de endometriose, adenomiose e anemia, ou para mulheres que tenham fluxo menstrual excessivo e cólicas intensas.
DIU de Prata
O DIU de prata é uma ótima opção para quem busca um método contraceptivo com menos reações adversas.
Apesar de possuir cobre na sua composição (mesmo que em menor quantidade), o DIU de prata também é muito eficaz e de longa duração.
Vantagens:
· Gera menos inflamação que o DIU de cobre.
· Reduz o fluxo menstrual e a intensidade das cólicas menstruais.
· A probabilidade de o corpo rejeitar o dispositivo é menor.
Desvantagens:
· O tempo de duração é menor do que o DIU de cobre, sendo equivalente a apenas 5 anos. Além disso, é um pouco mais caro.
DIU Hormonal ou Mirena
O DIU Mirena é envolvido pelo hormônio levonorgestrel, um subtipo sintético da progesterona. Ele evita a gravidez ao produzir um afinamento do endométrio e a alteração física do muco cervical, fazendo com que o ambiente íntimo seja hostil à fecundação.
Vantagens:
· Reduz o fluxo menstrual e as cólicas.
· Auxilia no tratamento da endometriose e da adenomiose.
Desvantagens:
· Pode causar dores nas mamas e aumentar incidência de acne
· Em casos raros, pode gerar aumento de peso
· O tempo de uso não deve ultrapassar 5 anos
Apesar do risco de gravidez ser muito baixo, o DIU não é um método 100% eficaz. Aliás, nenhum método é, não é mesmo?
Caso a mulher fique grávida durante o uso do DIU, ele deve ser removido imediatamente, uma vez que o risco de abortamento é de 50%. E durante o terceiro trimestre de gestação esse risco chega a ser até 10 vezes maior do que o normal.
O DIU é colocado e retirado por um médico ginecologista, e é muito importante que você converse com esse profissional antes de fazer a melhor escolha.
Você conhecia todas as diferenças entre os DIUs?
Eu tenho um ebook que explica tudo que você precisa saber. Clique para baixar, é gratuito ❤️ “Tudo o que você precisa saber sobre DIU’s”