Sororidade: a união das mulheres

19 de fevereiro de 2021

Apesar de ganhar cada vez mais espaço no vocabulário, a palavra sororidade é relativamente nova na língua portuguesa. Por esse motivo, muitas mulheres ainda possuem dúvidas sobre o seu real significado. Se esse for o seu caso, não se preocupe! Nesse texto você irá conhecer um pouco mais sobre o termo e como colocá-lo em prática no dia a dia.

Segundo o dicionário, “a origem da palavra sororidade vem do latim “soror”, que significa irmã, podendo ser considerada a versão feminina de fraternidade. Portanto, esse termo pode ser definido como a relação de irmandade, união, afeto ou amizade entre mulheres, assemelhando-se àquela estabelecida entre irmãs”.

Na prática, a sororidade é sobre empatia, solidariedade, companheirismo e respeito entre as mulheres. Nosso papel, como mulher, é nos colocar no lugar umas das outras, respeitar o contexto de cada uma e reconhecer que, apesar das diferenças, juntas podemos lutar contra a opressão que a sociedade sempre nos impôs.

Sororidade e feminismo

O conceito de sororidade está diretamente ligado à luta feminista, uma vez que vai contra a ideia de que existe uma rivalidade feminina. Mesmo que inconscientemente, fomos ensinadas a competir com outras mulheres – tenho certeza de que você já ouviu frases como “Amizade masculina é mais verdadeira do que a feminina” ou “mulher se arruma para outra mulher”. Reflita quantas vezes você julgou uma mulher pela sua roupa ou pelo modo de falar e agir.

Essa competição feminina foi criada pelo machismo e tem como objetivo diminuir as mulheres, muitas vezes pela divisão. Ao praticarmos a sororidade, estamos criando espaço para uma união verdadeira entre as mulheres, o que nos fortalece na busca por uma sociedade mais igualitária. Afinal, juntas, somos ainda mais fortes.

Como praticar sororidade no dia a dia

Nossa busca é mais que antiga, ela é biológica. Mas o movimento, historicamente, é muito recente. Precisamos nos ver livres das “verdades” que nos foram ensinadas e, umas às outras, ensinarmos a prática desse processo de mudança. Para auxiliá-la nessa missão, separei algumas dicas básicas de como praticar a sororidade no dia a dia. Confira!

01. Não julgue outras mulheres

Não cabe a você julgar uma realidade na qual você não vive. Afinal, não sabemos o que levou uma mulher a ter determinada atitude. Respeite as diferenças e tenha empatia.

02. Valorize o trabalho de outras mulheres

O mercado de trabalho é mais difícil para nós. Consuma produtos e serviços de outras mulheres; principalmente daquelas que estão no começo.

03. Apoie e ofereça ajuda

Só uma mulher consegue entender o que a outra está passando. Afinal de contas, sempre precisamos enfrentar problemas parecidos, não é mesmo? Então, converse e ofereça apoio sempre que possível.

04. Pare de ver outras mulheres como adversárias

Nós não estamos em uma competição, existe espaço para todo mundo. Aquela mulher do seu lado pode te ajudar a chegar mais longe. Faça o mesmo por ela.

Espero que você tenha conhecido um pouco mais sobre sororidade. Agora pratique e compartilhe essas dicas com suas amigas! Juntas somos mais fortes!

Drª Fernanda Macêdo

Drª Fernanda Macêdo

Formada pela UNIRIO e pós-graduada em Ginecologia e Obstetrícia pela Fundação Oswaldo Cruz, sou médica há 20 anos. Sempre senti que meu propósito era atender mulheres e oferecer um tratamento humanizado.
Como médica integrativa, acredito que não devemos focar apenas na cura, mas sim buscarmos uma forma de evitar o adoecimento!

Mais artigos que podem te interessar

× Contato via WhatsApp!