Por que meu corrimento sempre volta?

20 de agosto de 2021

A vagina possui um ecossistema equilibrado de bactérias, pH e umidade. Ela, naturalmente,  produz uma secreção que contribui para a sua proteção, manutenção do pH e da flora vaginal, humidificação e lubrificação.

Portanto, esse corrimento é normal e necessário. Porém, quando ele apresenta alguma característica diferente das habituais pode ser um sinal de alerta para possíveis infecções, alterações hormonais ou complicações da gestação. 

Como seria um corrimento normal?

O corrimento normal é incolor ou levemente branco, sem cheiro, não provoca sintomas e pode ser líquido ou mais espesso, dependendo do período menstrual. Em algumas situações é comum ser mais abundante, como nos períodos peri-ovulatório e pré-menstrual, durante a relação sexual e na gravidez. 

Caso a secreção vaginal apresente alguma mudança em sua consistência, coloração, volume ou odor, é necessário procurar um ginecologista para avaliar o quadro. Esse corrimento atípico pode indicar um desequilíbrio da microbiota vaginal, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), alguma complicação durante a gravidez e, raramente, problemas mais sérios, como câncer do colo do útero.

Por que meu corrimento sempre volta? 

Talvez você já conheça todas essas informações sobre o corrimento, saiba identificar quando ele não está 100% normal, ou até mesmo já recorreu a tratamentos. Mas, mesmo assim, ele sempre volta… Por que isso acontece?

01. Desequilíbrio

Como vimos, a vagina é povoada por bactérias. Quando elas estão em desequilíbrio (a quantidade de bactérias “ruins” é superior às boas), temos o corrimento, que surge como uma resposta inflamatória do corpo. Um indicativo de desarmonia, de que algo não está bem.

Para você ter uma boa população bacteriana vivendo no seu corpo é importante cuidar delas. E como fazer isso? Consumindo fibras, a fonte de alimento das bactérias.

02.Cremes vaginais

Os cremes vaginais podem piorar o quadro. Quando usamos um creme com 2, 3 antibióticos ou antifúngicos, matamos quase tudo que está ali (inclusive as bactérias que nos são benéficas!), deixando a vagina ainda mais desprotegida. O ideal é identificar o agente que causa o desequilíbrio e eliminá-lo, mas sem interferir no restante.

Além disso, nem sempre o agente causador é tratável com cremes vaginais. Excesso de acidez e agentes virais, por exemplo, exigem outro tipo de tratamento. 

03. Não identificar a verdadeira causa

É essencial saber a causa do corrimento, sem isso não é possível resolver o problema. Equilíbrio de pH hormonal, microbiológico, manejo do estresse e sono adequado fazem parte do tratamento, pois, muitas vezes, esses fatores são parte do problema.  

O corrimento pode parecer simples, mas é uma das coisas mais difíceis de se manejar no consultório. Minha sugestão é tentar estabelecer um histórico do seu problema: quando começou, quais medicamentos está utilizando e se o corrimento muda de acordo com o seu ciclo menstrual. 

Sem este panorama, você terá dificuldade de saber por onde começar e, provavelmente, o corrimento continuará voltando.

Drª Fernanda Macêdo

Drª Fernanda Macêdo

Formada pela UNIRIO e pós-graduada em Ginecologia e Obstetrícia pela Fundação Oswaldo Cruz, sou médica há 20 anos. Sempre senti que meu propósito era atender mulheres e oferecer um tratamento humanizado.
Como médica integrativa, acredito que não devemos focar apenas na cura, mas sim buscarmos uma forma de evitar o adoecimento!

Mais artigos que podem te interessar

× Contato via WhatsApp!