Entenda por que ser multitarefa é diferente de ser produtivo

16 de março de 2021

Não consegue se lembrar do filme que assistiu mês passado ou da sua senha do aplicativo? Sempre perde as chaves dentro de casa, pois não lembra onde as deixou? Bem-vinda ao clube!

Essa sensação de esquecimento é muito frequente, gerando incômodo e preocupação. Porém, a perda de memória só é um problema quando você não percebe que esqueceu algo, diferente das situações acima.

O que a maioria vivencia não é perda de memória, mas sim falta de atenção. Vivemos em uma sociedade que exige produtividade 100% do tempo e, erroneamente, associamos produtividade com a execução de múltiplas tarefas ao mesmo tempo, o que hoje é conhecido por multitarefas.

A multitarefa, também descrita pelo uso da palavra inglesa multitasking, consiste na capacidade de realizar diversas atividades ao mesmo tempo, dando atenção igualitária para cada uma delas. Essa habilidade tem sido amplamente aceita e disseminada como uma competência essencial para quem deseja se destacar no mercado de trabalho. 

Porém, já existem diversos estudos comprovando que realizar várias demandas simultaneamente nos deixa estressados, com mau humor e diminui nossa motivação e produtividade. Isso porque realizar várias atividades ao mesmo tempo exige que nosso cérebro mude de atenção rapidamente, levando ao esgotamento dos nossos recursos mentais.

Por esse motivo, frequentemente terminamos o dia de trabalho super cansados e com a sensação de não ter concluído todas as pendências. Além disso, realizar multitarefas gera uma demanda enorme para o funcionamento cerebral, impactando a consolidação da memória. Como resultado, temos uma menor produtividade, mais cansaço e desatenção.

Outros motivos para deixar o conceito de multitarefas de lado

01. Baixa concentração


Quando você está realizando várias tarefas simultaneamente, sua concentração diminui muito. Como consequência, pode acabar esquecendo de terminar outra demanda que começou antes.

Mais que isso, quando nossa mente está distraída, é incapaz de processar e reter novas informações, podendo afetar tanto sua vida pessoal quanto profissional.

02. Mais chances de errar

Ao realizar diversas tarefas, a mente é obrigada a se dividir entre elas. Essa falta de foco aumenta as chances de você cometer algum erro. Podendo até gerar acidentes por falta de atenção e concentração.

03. Causa ansiedade

Dividir sua atenção constantemente causa a sensação de ansiedade, principalmente se você é bombardeado por notificações nas redes sociais e emails de clientes. Isso porque a todo momento você precisa pausar alguma atividade, e sente que não consegue concluir nenhuma. As pendências se acumulam e se alongam, tomando mais de nosso tempo e gerando mais ansiedade e frustração.

Como se manter focada em apenas uma tarefa

Manter-se focado é a capacidade de estar 100% presente enquanto realiza uma atividade, seja desenvolver um projeto ou curtir um final de semana com a família. Afinal, ficar pensando no trabalho todo dia, o dia inteiro, não é nada benéfico.

Separei algumas dicas que podem ajudá-la a ter mais foco. Confira!

 01. Desligue as notificações

Enquanto estiver fazendo alguma tarefa, silencie o celular. Ficar conferindo as redes sociais a todo momento consome muito tempo e dispersa a atenção.

Se você tem dificuldade em deixar o celular de lado, experimente o método Pomodoro. Nessa técnica, você se concentra 100% durante 25 minutos e depois tem um intervalo de 05 minutos.

02. Feche as abas do computador

Deixe apenas as páginas que estão relacionadas à tarefa que você está executando. Isso evita que se distraia com conteúdos aleatórios. 

03. Tente trabalhar em silêncio

Ter um local silencioso para trabalhar ajuda na concentração, pois gera menos estímulos para distrações, ajudando na concentração. Outra dica é manter o seu ambiente de trabalho sempre organizado e limpo.

04. Estipule prazos realistas

Colocar prazos curtos pode fazer com que você fique ansiosa e, como vimos ali em cima, ansiedade e produtividade são inimigas.

05. Pratique meditação

A meditação nos ensina a estar presente. Portanto, meditar pode ajudar a melhorar o foco, a concentração e a controlar a ansiedade.

Após a leitura, espero que você desista da ideia de ser multitarefas e passe a realizar apenas uma tarefa de cada vez, com foco e concentração. Sua saúde agradece.

Drª Fernanda Macêdo

Drª Fernanda Macêdo

Formada pela UNIRIO e pós-graduada em Ginecologia e Obstetrícia pela Fundação Oswaldo Cruz, sou médica há 20 anos. Sempre senti que meu propósito era atender mulheres e oferecer um tratamento humanizado.
Como médica integrativa, acredito que não devemos focar apenas na cura, mas sim buscarmos uma forma de evitar o adoecimento!

Mais artigos que podem te interessar

× Contato via WhatsApp!