Entenda como perder uma noite de sono afeta o seu corpo

14 de maio de 2021

Os três pilares basilares para uma boa qualidade de vida são: prática de atividades físicas, alimentação saudável e sono regular. Esse último pilar, normalmente, é deixado de lado por muitas pessoas. 

Segundo dados da Associação Brasileira do Sono (ABS), a população brasileira está dormindo cada vez menos. Em 2018, o brasileiro dormia em média 6,6 horas por dia. E em 2019 esse número reduziu para apenas 6,4 horas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 7 a 9 horas de sono diariamente. 

O sono é fundamental para manter nosso organismo funcionando de forma adequada, sendo responsável por manter em equilíbrio os nossos sistemas imunológico, endócrino e neurológico. Além disso, reestabelece a disposição para realizarmos as tarefas do quotidiano e controla nosso emocional.

Por todos esses motivos, o sono é tão importante para a saúde. A seguir, confira algumas consequências que uma noite mal dormida pode provocar em nosso corpo. 

01.Aumento da fome

Durante o sono, nosso organismo produz um hormônio chamado leptina, responsável por controlar a sensação de saciedade ao longo do dia. Pessoas que dormem pouco produzem uma quantidade menor de leptina, aumentando as chances de ganho de peso. 

Além disso, durante as noites mal dormidas, nosso corpo produz uma quantidade maior de grelina, hormônio que sinaliza o cérebro para comer, gerando a sensação de fome. Como consequência, acabamos consumindo mais calorias no dia seguinte. A longo prazo, tais efeitos podem levar à obesidade.

02.Enfraquecimento do sistema imunológico

Enquanto dormimos, nosso organismo produz anticorpos. Estudos já confirmaram que uma noite de sono ruim compromete a capacidade de reação do sistema imunológico, pois  reduz o número de leucócitos, também conhecidos por glóbulos brancos, células responsáveis por combater corpos estranhos em nosso organismo.

Uma pessoa que dorme apenas quatro horas por noite, durante uma semana, tende a ter o número de anticorpos reduzido pela metade em comparação com aqueles que dormem até 08 horas por noite. 

03.Aumenta os problemas de memória

Esse efeito é imediato. Após uma noite de sono ruim, nossa memória é prejudicada logo no dia seguinte, o que dificulta o aprendizado e o processo de fixação de novas informações

Além disso, durante a noite é o momento em que fixamos as lembranças do dia. Portanto, uma noite mal dormida pode fazer com que você não se lembre de algumas coisas do dia anterior.

04. Falta de concentração e reações mais lentas

A falta de sono aumenta a dificuldade de concentração. Com apenas uma horinha de sono a menos já estamos sujeitos a cometer erros no trabalho, esquecer palavras ou tarefas e provocar acidentes. 

Outra consequência da falta de sono são as reações mais lentas. Devido ao cansaço, perdemos a nossa flexibilidade cognitiva, que consiste na capacidade de mudarmos o pensamento com base em novas informações. 

05.Desregula a pressão arterial 

Não dormir bem provoca um estado permanente de estresse. Como consequência, temos um aumento da atividade do hormônio adrenalina no organismo, deixando nosso corpo em estado de alerta e elevando a pressão sanguínea durante a noite. 

No dia seguinte, o nível da pressão sanguínea continua alto. Com o tempo, essa alteração pode gerar um quadro de hipertensão. 

06.Envelhecimento precoce

Provavelmente, essa é a consequência mais visível da falta de sono. Enquanto dormimos, nosso corpo produz a melatonina e o hormônio do crescimento, agentes responsáveis por reparar e acalmar nossa pele. 

O primeiro indício são as olheiras, que ocorrem devido ao congestionamento dos vasos capilares na região ao redor dos olhos. Além disso, também provoca a compressão dos vasos sanguíneos responsáveis por irrigar a epiderme, diminuindo, assim, a circulação do sangue no rosto e impactando na saúde de nossa pele.

Espero que após a leitura você entenda a importância de uma boa noite de sono. Admito que com a rotina corrida, conseguir dormir bem é uma tarefa difícil, mas não impossível. Reorganize sua rotina e coloque o sono como uma das prioridades.

Drª Fernanda Macêdo

Drª Fernanda Macêdo

Formada pela UNIRIO e pós-graduada em Ginecologia e Obstetrícia pela Fundação Oswaldo Cruz, sou médica há 20 anos. Sempre senti que meu propósito era atender mulheres e oferecer um tratamento humanizado.
Como médica integrativa, acredito que não devemos focar apenas na cura, mas sim buscarmos uma forma de evitar o adoecimento!

Mais artigos que podem te interessar

× Contato via WhatsApp!