Doenças autoimunes: o que são e como evitá-las

10 de março de 2021

Segundo o renomado Núcleo de Estudos de Doenças Auto-Imunes (NEDAI), da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna, as doenças autoimunes atingem três vezes mais mulheres do que homens. Elas consistem em uma das 10 principais causas de morte entre as mulheres com idade inferior a 65 anos.

Mas afinal, o que são as doenças autoimunes?

As doenças autoimunes ocorrem quando o sistema imunológico passa a produzir anticorpos contra componentes do nosso próprio organismo. Por motivos ainda desconhecidos, nosso corpo confunde algumas proteínas com agentes invasores e as ataca.

Portanto, podemos dizer que a doença autoimune é causada por uma falha no sistema de defesa que perde a sua capacidade de reconhecer o que é benéfico para o corpo, levando a produção de anticorpos contra células, tecidos ou órgãos do próprio corpo.

No diabetes tipo 1, por exemplo, ocorre uma produção inapropriada de anticorpos contra as células do pâncreas que produzem insulina, ocasionando sua destruição e o consequente  aparecimento do diabetes.

A gravidade de uma doença autoimune irá variar de acordo com os órgãos afetados. A tireoidite de Hashimoto é uma doença muito comum e afeta apenas a glândula tireoide. Os pacientes com essa patologia conseguem levar uma vida normal fazendo uso de um comprimido por dia de hormônio tireoidiano.

Em contrapartida, temos a esclerose múltipla. Nessa doença, o sistema imunológico produz anticorpos contra componentes dos neurônios, causando graves problemas neurológicos que afetam fortemente a qualidade de vida do paciente.

Causas

As causas das doenças autoimunes ainda são desconhecidas. No entanto, sabemos que algumas pessoas possuem predisposição genética para desenvolver uma doença autoimune, e que alguns fatores externos podem contribuir para que a patologia, de fato, se desenvolva.

Alguns fatores ambientais que podem desencadear uma resposta autoimune no corpo são: alergias alimentares, intoxicação por metais, disruptores endócrinos, poluentes, agrotóxicos, estresse, traumas e qualidade de sono ruim por muito tempo.

Como evitar


Como vimos, não existe um fato específico responsável pelo desenvolvimento de doenças autoimunes. Porém, podemos mudar os fatores ambientais que podem contribuir para o surgimento dessas patologias.

O primeiro passo é manter uma alimentação saudável, preferencialmente com alimentos de origem orgânica e com poucos alimentos industrializados, especialmente os da categoria dos ultraprocessados, os quais são ricos em sal, açúcares e gorduras, e, via de regra, possuem em sua composição aditivos químicos, como corantes e saborizantes. Alguns desses componentes são considerados cancerígenos e proibidos em diversos países. Além disso, pratique exercícios físicos regulares, tenha boas noites de sono e aprenda técnicas para diminuir o estresse.

O segundo passo é investigar possíveis intolerâncias alimentares e intoxicações por metais pesados. Mesmo que não seja possível reverter o quadro, essas atitudes podem ajudar na não progressão da doença, além de ajudar a evitar o surgimento de outras doenças autoimunes associadas.

Gostou do texto? Confira os outros conteúdos do meu blog!

Drª Fernanda Macêdo

Drª Fernanda Macêdo

Formada pela UNIRIO e pós-graduada em Ginecologia e Obstetrícia pela Fundação Oswaldo Cruz, sou médica há 20 anos. Sempre senti que meu propósito era atender mulheres e oferecer um tratamento humanizado.
Como médica integrativa, acredito que não devemos focar apenas na cura, mas sim buscarmos uma forma de evitar o adoecimento!

Mais artigos que podem te interessar

× Contato via WhatsApp!