Ao longo do tempo, diversos pesquisadores dedicaram-se a estudar a felicidade como um processo biológico. Após muitas pesquisas chegaram à conclusão de que existem os “hormônios da felicidade”.
De forma resumida, eles são os neurotransmissores responsáveis por gerar sensações como alegria, recompensa e bem-estar. Os hormônios mais importantes são a serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina. A seguir, falo um pouco sobre cada um deles e como você pode estimulá-los naturalmente!
01. Serotonina
Influencia nossas emoções e habilidades motoras. Ela é responsável por equilibrar o humor e impulsionar a vida sexual. Além disso, regula o nosso apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal e outras funções fisiológicas importantes.
A baixa concentração de serotonina pode desencadear mau humor, dificuldade para dormir, ansiedade e depressão. Algumas atitudes para estimular sua produção são: recordar momentos felizes, manifestar gratidão, fazer exercícios físicos e ter contato com a natureza.
02. Endorfina
É considerada a morfina do nosso corpo, como se fosse um anestésico natural. Além disso, ajuda a controlar a resposta do corpo ao estresse. Para estimulá-la devemos sair com amigos, praticar atividades prazerosas (inclusive, e especialmente, sexo!) e nos divertir muito!
03. Dopamina
Normalmente é definida como a responsável por sentimentos como amor e luxúria. Ela participa ativamente no ciclo de recompensa, estimulando nosso cérebro a completar tarefas.
Portanto, uma das formas de estimular sua liberação é estabelecer metas e comemorar quando atingi-las. Além disso, dormir 7-9 horas por noite e praticar exercícios físicos diariamente.
04. Oxitocina
Está diretamente ligada à redução da ansiedade e ao sentimento de calma. Ela desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de relacionamentos emocionais. Algumas formas de estimulá-la são: meditação diária, abraçar aqueles que você gosta e praticar a generosidade.
A maioria das dicas são simples e fáceis de serem realizadas. Então não perca tempo e comece hoje mesmo. Quando nossos hormônios estão em equilíbrio, conseguimos ter uma vida mais leve e feliz!