Coletor menstrual: tudo que você precisa saber sobre o novo queridinho das mulheres

10 de setembro de 2021

O coletor menstrual já é um queridinho entre as mulheres, e não à toa. Prático, econômico, sustentável, seguro e higiênico, o coletor mudou a vida de muita gente em relação à menstruação. Vem saber um pouco mais sobre esse acessório indispensável! 

História do coletor menstrual

O coletor menstrual consiste em um copinho feito de silicone cirúrgico, maleável e hipoalérgico. Como o nome sugere, ele coleta o sangue menstrual, mas sem absorvê-lo. 

O primeiro protótipo de coletor menstrual surgiu em 1867 e era conhecido como “sacos catameniais”. O projeto consistia em um saco que era inserido na vagina e ficava preso em uma espécie de cinto. Devido a falta de praticidade e desconforto, esse produto nunca foi comercializado. 

Desde então, outros dispositivos internos foram desenvolvidos, até mesmo tubos de metal foram testados. Porém, foi apenas em 1937 que a norte-americana Leona Chalmers desenvolveu o primeiro copo menstrual, bem parecido com o que conhecemos hoje. 

Infelizmente, dois anos após ao seu desenvolvimento, teve início a Segunda Guerra Mundial, o que dificultou o acesso à borracha, material utilizado para a confecção daquele modelo de coletor menstrual. 

Com o fim da guerra, em 1945, Chalmers resolveu lançar o copo menstrual de novo, mas com algumas atualizações. No entanto, a menstruação ainda era vista como um tabu e muitas mulheres resistiam à ideia de introduzir um objeto em seus corpos. 

Vantagens de utilizar coletor menstrual

Com o fortalecimento do feminismo e o entendimento de que a mulher não só pode como deve conhecer o seu corpo fez com que as mulheres aceitassem melhor a ideia de utilizar o coletor. A seguir, confira algumas vantagens de utilizar esse acessório!

01.Ajuda o meio ambiente

A nossa primeira menstruação ocorre entre os 10 e os 14 anos de idade, e termina com a menopausa, que geralmente ocorre entre 45 e 55 anos. Assim, são mais de 40 anos menstruando, todo mês!

Segundo levantamento realizado pela Pantys, 86% das brasileiras utilizam os tradicionais absorventes descartáveis internos e externos. Estima-se que cada uma dessas mulheres use, em média, de 10 a 15 mil absorventes no período entre a puberdade e a menopausa. Isso gera uma quantidade assustadora de lixo não-reciclável!

Com o coletor menstrual deixamos de produzir tamanha quantidade de lixo, já que o coletor pode durar até 10 anos! Bom para o planeta e para o bolso.

02.Praticidade

Vamos ser sinceras: ninguém gosta de ir ao banheiro várias vezes ao dia para trocar o absorvente. Com o coletor menstrual você não tem esse problema! Ele pode ser utilizado por até 12 horas seguidas (o que determina o tempo de troca é o seu fluxo menstrual). 

03.Seguro

Quando higienizado da forma correta, o coletor é super seguro e não causa nenhuma infecção. Para isso, lave com água e sabão neutro nas trocas e ferva por 5 minutos no fim da menstruação para guardar o copinho até o fluxo seguinte.

Outra vantagem do coletor é que ele não prejudica a saúde íntima, uma vez que não possui as substâncias químicas dos absorventes descartáveis.  

04.Evita vazamentos

Se o coletor menstrual for colocado da forma correta, as chances de ocorrer um vazamento são bem pequenas. Por isso, é importante aprender a inserir o copinho para que fique bem encaixado no colo do útero. 

Mas não se preocupe, não é um bicho de sete cabeças. O próprio coletor vem com um passo a passo bem detalhado para quem precisa de ajuda. 

Outro detalhe importante é escolher o tamanho correto do coletor menstrual, que irá variar de acordo com a altura do seu colo do útero. Nesse texto, tem uma explicação super simples e prática!

05.Qualquer mulher pode utilizar

O coletor é super adaptável e todas as mulheres podem utilizar, até mesmo as que possuem DIU. A única recomendação é ter cuidado no momento de retirá-lo. 

Além disso, as mulheres que possuem o útero mais baixo podem optar pelo coletor de formato em disco. Ele é tão eficiente quanto o tradicional, em forma de taça. 

Após essa leitura espero que você tenha conhecido um pouco mais sobre a história e as vantagens de utilizar o coletor menstrual. Qualquer dúvida, estou aqui.

Drª Fernanda Macêdo

Drª Fernanda Macêdo

Formada pela UNIRIO e pós-graduada em Ginecologia e Obstetrícia pela Fundação Oswaldo Cruz, sou médica há 20 anos. Sempre senti que meu propósito era atender mulheres e oferecer um tratamento humanizado.
Como médica integrativa, acredito que não devemos focar apenas na cura, mas sim buscarmos uma forma de evitar o adoecimento!

Mais artigos que podem te interessar

× Contato via WhatsApp!