Chega de tabu: precisamos falar sobre o prazer feminino

17 de dezembro de 2020

Infelizmente, o prazer feminino ainda é um tabu, até mesmo para nós mulheres. Em 2017, o Projeto de Sexualidade da Universidade de São Paulo (Prosex) concluiu que metade das mulheres não alcançam o orgasmo nas relações sexuais, e 40% das entrevistadas declararam que nunca se masturbaram. Quando a mesma pergunta é colocada para os homens, o percentual dos que declaram nunca haver se masturbado cai para 3%. Assim, podemos perceber uma diferença gritante em como homens e mulheres lidam com o prazer sexual.

Mas afinal, por que o nosso prazer ainda é encarado como um tabu?

Na conservadora e machista sociedade em que vivemos ainda é forte o preconceito contra a mulher, que, com grande dificuldade, tem buscado a igualdade de direitos e exigido reconhecimento e respeito ao relevante espaço que ocupa e a sua relevância como cidadã. Esse processo exige que se abandone a visão construída e imposta pelos homens da mulher servil, mãe e cuidadora do lar, que (meu Deus!) ainda hoje se cultiva através de brinquedos e brincadeiras supostamente “só pra meninas”, como bonecas e panelinhas

Quando chegamos à adolescência, o cenário piora. De um lado, temos os meninos comentando livremente sobre masturbação com seus amigos, e se vangloriando – mesmo que pura mentira – de suas alegadas conquistas. Do outro lado, temos meninas que sentem os mesmos estímulos sexuais, mas precisam repreendê-los. Afinal, fomos ensinadas que o homem pode ter quantas namoradas quiser, que esse é o papel do macho. Quanto mais melhor pra reputação do rapaz… Mas nós, não! Temos que nos resguardar, se não vão dizer que somos o quê?! 

Como resultado, as mulheres chegam à idade adulta sem conhecer o seu próprio corpo, sem entender seu prazer e, consequentemente, sem orgasmos em suas relações sexuais. O que é um grande desperdício, tendo em vista que temos um órgão exclusivamente destinado ao prazer. Por que será?

Isso mesmo, a única função do clitoris é nos proporcionar prazer. São 8 mil terminações nervosas à nossa disposição! Por isso, não tenha receio de se masturbar. É seu corpo. Descubra o que te proporciona prazer e como pode alcançá-lo sozinha. Coloque o seu bem-estar em primeiro lugar e, principalmente, liberte-se dos ensinamentos misóginos que nos foram ensinados. Esses absurdos só servem para nos diminuir. Não aceite isso!!! Somos protagonistas de nosso prazer e de nossa felicidade.

Além disso, converse abertamente com suas filhas sobre masturbação e sobre a importância de se colocarem em primeiro lugar, amando a si mesmas. Diálogos como esses podem evitar relações abusivas e distúrbios sexuais.

Gostou do texto? Assine minha newsletter para receber mais conteúdos como este! 💗

Drª Fernanda Macêdo

Drª Fernanda Macêdo

Formada pela UNIRIO e pós-graduada em Ginecologia e Obstetrícia pela Fundação Oswaldo Cruz, sou médica há 20 anos. Sempre senti que meu propósito era atender mulheres e oferecer um tratamento humanizado.
Como médica integrativa, acredito que não devemos focar apenas na cura, mas sim buscarmos uma forma de evitar o adoecimento!

Mais artigos que podem te interessar

× Contato via WhatsApp!