Açúcar e candidíase: entenda essa relação

29 de janeiro de 2021

O sabido que consumo exagerado de açúcar é extremamente prejudicial à saúde, podendo até mesmo interferir na saúde íntima da mulher. Isso porque ele consegue alterar o pH da vagina, deixando-a mais suscetível a infecções, como a candidíase.

Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, a candidíase não é uma doença sexualmente transmissível, mas sim um infecção fúngica. Ela é causada pela fungo Candida albicans, que já vive na região genital feminina em equilíbrio com outros micro-organismos.

No entanto, quando temos um desequilíbrio na microbiota vaginal, ele pode se multiplicar e ocasionar a infecção. Por isso dizemos que o consumo de açúcar pode influenciar no aparecimento da candidíase.

Muitos casos de candidíase de repetição estão relacionados a mulheres que possuem uma dieta rica em açúcar. Além disso, pacientes com diabetes descontrolada ou com teste de tolerância à glicose alterado têm uma maior propensão ao desenvolvimento de infecções regulares.

De fato, o açúcar não é o principal responsável pelo desenvolvimento da candidíase, pois existem outros fatores que possuem um peso ainda maior. Porém, ele aumenta a probabilidade de processos inflamatórios e desequilibra os níveis hormonais. Então, qual seria a vantagem de continuar consumindo, especialmente em excesso? Nenhuma.

Vale lembrar que a farinha branca se comporta como açúcar no corpo. Logo, seria adequado também evitar o consumo excessivo de alimentos normalmente feitos com essa farinha, como biscoitos, massas e pães; além do arroz branco, que possui um índice glicêmico mais alto que o tipo integral. Isso não significa que você deva cortar esses alimentos da sua dieta, mas sim controlar a quantidade ingerida, principalmente se sofre com corrimento de repetição. Além disso, procure fazer exercícios físicos e manter sua imunidade sempre alta.

Lembre-se: o corpo é uma unidade. O sintoma pode ser vaginal, mas o problema talvez esteja em outra parte do corpo. E, não raramente, o problema é o que entra pela boca.

Drª Fernanda Macêdo

Drª Fernanda Macêdo

Formada pela UNIRIO e pós-graduada em Ginecologia e Obstetrícia pela Fundação Oswaldo Cruz, sou médica há 20 anos. Sempre senti que meu propósito era atender mulheres e oferecer um tratamento humanizado.
Como médica integrativa, acredito que não devemos focar apenas na cura, mas sim buscarmos uma forma de evitar o adoecimento!

Mais artigos que podem te interessar

× Contato via WhatsApp!