A menstruação é uma eliminação fisiológica. Então, toda mulher saudável e sem problemas hormonais, deve menstruar regularmente. Caso a menstruação não ocorra ou tenha alguma alteração na frequência ou no fluxo menstrual, deve-se procurar um ginecologista para investigar o quadro.
Amenorreia
Amenorreia corresponde a ausência de menstruação nos períodos em que deveria acontecer. Lembrando que, antes da puberdade, durante a gravidez, na amamentação e na menopausa, os ciclos menstruais não ocorrem. Portanto, nesses casos, não se trata de amenorreia, mas de condições biológicas normais. O distúrbio pode ser classificado em 02 tipos:
Amenorreia primária. É assim classificada quando a primeira menstruação não ocorre até os 13 anos, e a menina não apresenta nenhum sinal de desenvolvimento das característica sexuais secundárias, como crescimento das mamas e pêlos. Também temos um quadro de amenorreia primária quando a menina não menstrua até os 16 anos, mas desenvolve as características sexuais.
Amenorreia secundária. Caracteriza-se pela ausência de menstruação em mulheres que menstruavam anteriormente. Normalmente, o período considerado para ser assim diagnosticado é de 03 meses para mulheres que tinham um ciclo regular, e de 06 meses quando a menstruação era irregular.
Causas
Como expliquei no começo, durante a gravidez, no período de amamentação e na menopausa é normal pararmos de menstruar. Excetuando-se as causas naturais, existem outros fatores que contribuem para a amenorreia. Confira os principais!
Medicamentos: pílulas e outros métodos anticoncepcionais podem causar amenorreia, mesmo após a interrupção do uso. Além deles, outros medicamentos que podem contribuir para a inconstância do ciclo e mesmo influenciar na interrupção da menstruação são os antidepressivos, anticonvulsivantes, antidepressivos e a quimioterapia.
Estilo de vida: alguns hábitos podem inibir a ovulação, como o excesso de atividade física, dietas muito restritivas, estresse, ansiedade, obesidade e depressão.
Desequilíbrio hormonal: os hormônios possuem ligação direta com o nosso ciclo menstrual. Quando eles estão em desequilíbrio, pode ocorrer a amenorreia. Algumas patologias também podem causar desequilíbrio hormonal e interferir na menstruação, tais como: síndrome dos ovários policísticos, distúrbios da tireóide, menopausa precoce e tumor da hipófise.
Problemas estruturais: alterações nos órgãos sexuais também podem causar amenorreia, sendo as principais: ausência de útero ou ovário, hímen imperfurado, cicatrizes uterinas e alterações na estrutura da vagina.
Dica amiga
Muitas mulheres utilizam pílulas de uso contínuo para não menstruar. Esse tipo de medicamento inibe a ação natural dos seus hormônios e, consequentemente, da sua menstruação. Seu uso não necessariamente causará problemas, porém é importante avaliar os prós e contras desta decisão junto com seu médico.
Além disso, todas as mulheres devem desenvolver o hábito de registrar a data inicial das menstruações, seu tempo de duração e características do fluxo. Assim, fica mais fácil perceber qualquer alteração.
Não usa medicação hormonal e deseja conhecer melhor o seu ciclo? Utilize a minha Mandala Lunar! Nela, você consegue registrar seus ciclos menstruais e aprofundar sua jornada de autoconhecimento.
Gostou do texto? Conheça os outros conteúdos no meu blog!