Existe um velho ditado que diz: “A forma como respiramos é reflexo da vida que levamos”. Constatar essa afirmação é muito fácil. Quando estamos ansiosos ou agitados nossa respiração fica acelerada; e, muitas vezes, nem percebemos essa mudança.
Infelizmente, com a correria do dia a dia, essa sensação passou a ser normal para a maioria das pessoas. No entanto, quando a ansiedade se torna frequente, pode desencadear uma série de transtornos.
Uma excelente forma de controlar a ansiedade é através da respiração. No Yoga temos os Pranayamas, exercícios respiratórios que auxiliam a manter a harmonia entre o corpo e mente.
Pela Ayurveda, prana significa “energia vital que dá força e vida para as células e órgãos”; já ayama quer dizer “regular ou alongar”. Portanto, os pranayamas são técnicas utilizadas para regular o prana (nossa energia vital) através da respiração.
Realizar esses exercícios regularmente nos proporciona diversos benefícios, como: harmonia entre corpo e mente, diminuição do estresse, melhora dos sistemas linfático e digestivo. E o mais incrível é que sua prática é muito simples!
Existem vários tipos de pranayamas, com diferentes propósitos. Separei aquele que acredito ser o ideal para quem sofre com ansiedade. Chama-se Nadi Shodhana, ou Respiração das Narinas Alternadas.
Como realizar o pranayama Nadi Shodhana
Procure um lugar tranquilo e sente-se numa posição confortável, mantendo a coluna ereta. Em seguida, inspire lentamente contando até 4. Prenda a respiração por mais 4 tempos; e depois expire ainda mais devagar, contando até 8.
Tradicionalmente, esse pranayama é feito através de uma respiração alternada, em que respiramos por uma narina de cada vez até completarmos, pelo menos, 6 respirações de cada lado. Porém, isso não é regra e você possui total liberdade para adaptá-lo. Mas, se quiser tentar, basta tampar alternadamente uma narina com um dos dedos.
Experimente realizar esse exercício quando estiver ansiosa.
Garanto que a sensação de relaxamento será imediata. Mas faça sempre que tiver oportunidade. E se informe mais sobre a técnica e seus benefícios.