Pílula anticoncepcional faz mal? 7 fatos que você não sabia

2 de outubro de 2018

Ela é a preferida de muitas mulheres. Segura, barata, deixa a pele melhor e diminui ou suspende o sangramento menstrual. Bom demais para ser verdade? Talvez. Estamos falando da pílula anticoncepcional.  Descubra no post de hoje se tomar anticoncepcional pode fazer mal à saúde. E para tirar suas próprias conclusões sobre o uso da pílula, entenda primeiro como ela funciona no seu organismo.

 

Como a pílula anticoncepcional age no corpo da mulher

A pílula anticoncepcional é um método contraceptivo hormonal, administrado por via oral de maneira contínua ou com pausa mensais. Existem outros métodos contraceptivos hormonais combinados que podem ser administrados por outras vias, como a vaginal, transdérmica e intramuscular. Eles têm mecanismo de ação e efeitos colaterais semelhantes ao da pílula oral.

A pílula anticoncepcional tem uma eficácia bastante alta, se tomada corretamente. São compostas de 2 hormônios sintéticos análogos ao estrogênio e à progesterona produzidas por nós. Esses hormônios se ligam aos receptores hormonais gerando um nível constante no corpo. A ovulação feminina é um fenômeno complexo que consiste, basicamente, numa “gangorra de hormônios”, que resultam no amadurecimento do óvulo e em sua eventual ruptura.

Por manter um nível constante, ou seja, sem alterações para mais ou para menos, essa gangorra não acontece e, consequentemente, a ovulação é impedida. A menstruação durante o uso da pílula anticoncepcional combinada se dá por privação, ou seja, durante a pausa o nível hormonal cai e a mulher descama o endométrio, sangrando. Contudo, o que faz a pílula funcionar também gera seus efeitos colaterais.

 

7 fatos comprovados sobre a pílula anticoncepcional

Agora, confira alguns fatores que você provavelmente não sabia sobre esse método contraceptivo.

  1. Aumenta o risco de trombose;
  2. Diminui a libido;
  3. Pode provocar inchaço e aumentar celulite: retém líquidos, mesmo!
  4. Pode provocar ou piorar sua enxaqueca
  5. Altera o humor
  6. Favorece deficiências nutricionais
  7. Reduz o ganho de massa magra e dificulta a perda de gordura

 

Ainda tem dúvida se o uso da pílula anticoncepcional faz mal para a saúde?

Como vimos até aqui, a pílula pode trazer efeitos colaterais prejudiciais para algumas pessoas. Para entender se essa é a melhor escolha para o seu caso, consulte um ginecologista e tire todas as suas dúvidas a respeito.

 

           

E quando não dá para fugir do hormônio?

Em alguns casos, em patologias como a endometriose, por exemplo, muitas vezes a menstruação precisa ser interrompida. Porém, já existem alternativas mais específicas e seguras que a clássica pílula para promover a suspensão da menstruação ou garantir a contracepção com métodos hormonais.

A via oral, por exemplo, não é a melhor via de administração. Implantes, DIU hormonal e anel vaginal são exemplos de outras vias de administração. Para acertar na escolha, tome sua decisão junto ao seu médico.

 

Quais métodos contraceptivos podem substituir a pílula anticoncepcional?

Escolher o método contraceptivo mais indicado para o seu organismo requer cuidado. Há que se levar em consideração aspectos pessoais e médicos para uma decisão acertada. Fugir de hormônios é sempre uma boa, mas, caso não seja possível, estude cuidadosamente suas opções. Talvez você nem conheça todas elas. O DIU, por exemplo, tem diversos formatos e tamanhos, cada um com sua indicação. Você sabia disso?

Conseguiu tirar suas próprias conclusões se a pílula anticoncepcional faz mal ou não? Então, recomendo outros conteúdos para que continue se informando sobre esse conhecido método contraceptivo. Continue acompanhando o blog e se mantenha informada.

Quer receber dicas sobre vida saudável? Eu posso te ajudar.

Mais artigos que podem te interessar

Ficou com alguma dúvida?

Para esclarecer qualquer dúvida ou entender melhor como podemos atender às suas necessidades, entre em contato com a nossa equipe. Será um prazer poder ajudar você a conquistar um melhor estilo de vida!

  • Rua Jardim Botânico, 568 - Sl. 212
  • Jardim Botânico - RJ
  • (21) 2249-5001
  • (21) 2535-8862
  • (21) 9 8802-4293

× Contato via WhatsApp!