Sobre

Dra Fernanda Macêdo

MINHA TRAJETÓRIA

O início

1998

Eu nasci médica. Nunca tive dúvidas do que queria fazer da minha vida. A medicina faz parte da minha matéria, da minha essência. Minha história profissional começa nesta foto. Ali, em 23 de novembro de 1998, estava assinando meu registro no Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, após 6 anos estudando na Faculdade de Medicina da UNIRIO.

Quando terminei a faculdade, também já sabia que queria ser ginecologista e obstetra. No ano seguinte, em 1999, ingressei na residência médica no Instituto Fernandes Figueira, da Fiocruz.

Nascimento da Duda

2005

Foi minha experiência de maternidade que me levou à humanização. Se eu, que tinha todo o conhecimento sobre o tema, tive um pós-parto tão difícil, imagina quem é leigo no assunto?!


Entendi que a obstetrícia que praticava até então não me bastava e fui procurar minha turma.

Equipe Parto Ecológico

2010

O contato e a troca com outros profissionais proporcionou riquíssimas experiências, me levando a ver o parto de uma nova maneira. Esse processo me inspirou a desenvolver um modelo de assistência obstétrica interdisciplinar, que unia meu trabalho como médica à assistência da enfermagem especializada em obstetrícia. Esse modelo ampliou a assistência à parturiente desde o pré-natal ao puerpério. Nascia ali, uma parceria rica e maravilhosa, que já ajudou centenas de bebês a virem ao mundo de forma segura e respeitosa. Esse formato evoluiu e foi abraçado pela Equipe Parto Ecológico, grupo multidisciplinar do qual hoje faço parte, e que une obstetras, pediatras, psicólogos e enfermeiros obstétricos.

Muito trabalho

2016

Mas a obstetrícia cobra seu preço. Anos sem dormir direito, comendo quando dá tempo, sem pausas na maior parte das vezes, até a família sofre. Apesar de apaixonante, trabalhar com partos naturais é muito exigente e desgastante. Essa foto retrata um momento da minha vida em que descontava no esporte todo o meu estresse. Na aparência, funcionou bem. Olha como tinha músculos! O corpo estava forte, mas a mente não aguentou. Em 2017 desenvolvi a  Síndrome de Burnout, uma condição de esgotamento físico e mental causado pelo excesso de trabalho. A síndrome culminou na ruptura do tendão do meu ombro esquerdo, o que me afastou dos treinos, mesmo os mais leves, por muito tempo. Mas, o que de início foi muito ruim, se mostrou uma oportunidade de rever minha relação com o trabalho e com a minha vida pessoal.

Medicina do Estilo de Vida

2018

Mais uma vez, minha vida pessoal interferiu na profissional. Decidi aprofundar meus estudos sobre o processo que me levou a ter que parar de treinar. Foi aí que a Medicina do Estilo de Vida (MEV) surgiu na minha vida. Entender que treinar é importante, mas descansar também é. Que ter espaço para a vida privada é fundamental. Que tirar férias significa desligar o telefone. Que comer bem não é comer pouco, mas comer direito. A MEV foi o início da atual fase de minha vida profissional.

Atualmente - Especializações

2020

Em 2019, iniciei a pós-graduação em Medicina Integrativa, na PUC Rio, o que deu sentido a todo o resto. A Medicina Integrativa finalmente ligou todos os pontos que antes estavam desconectados. Minha prática médica hoje consiste em um olhar integrado da saúde, que coloca o indivíduo no centro do cuidado e faz de mim, médica integrativa, uma parceira na jornada pela busca de se evitar o adoecimento, não focando apenas na cura. 

Ficou com alguma dúvida?

Para esclarecer qualquer dúvida ou entender melhor como posso atender às suas necessidades, entre em contato com a minha equipe. Será um prazer poder ajudar você a conquistar um melhor estilo de vida!

× Contato via WhatsApp!