Medicina Funcional

O que é Medicina Funcional?

Quando comecei a me aprofundar nos estudos de Medicina Integrativa e a buscar as verdadeiras causas do adoecimento – sem olhar apenas para os sintomas e sim para todos os agentes que geram aqueles sintomas -, me deparei com a dificuldade de ligar todos os pontos, de ver todos esses fatores se relacionando simultaneamente. Mas foi estudando nutrição funcional, que encontrei a matriz de inter-relações da Medicina Funcional.

O modelo da Medicina Funcional é uma forma de entender as causas das doenças, levando em consideração a complexidade dos sistemas e a individualidade das pessoas. Digamos que o modelo da Medicina Funcional, ou matriz da Medicina Funcional, é como um quebra-cabeças cujas peças, ao serem unidas, nos mostram de onde vem o problema e, muitas vezes, como começar a resolvê-lo.

Entenda na prática

Para melhor entender como funciona, a matriz pode ser ilustrada como uma árvore:

As raízes representam os nossos fatores estruturais, que ganhamos ao nascer e ao nos desenvolver;

O tronco representa a forma como estes fatores se relacionam entre si;

As folhas são o que vemos, os desequilíbrios e doenças que se apresentam.

Percebem como é complexo, mas ao mesmo tempo fácil de entender?

Entendendo melhor a matriz funcional

A matriz é como vemos bem esta inter-relação. Para que algum desequilíbrio ou doença se desenvolva, existe uma série de fatores que, ao agirem em conjunto, acabam levando à apresentação de um determinado sintoma. Com exceção de um agente infeccioso ou de um trauma físico (como um acidente, por exemplo), nosso processo de adoecimento é totalmente individual.

Não existe gastrite, existe a pessoa que sofre de gastrite.

A doença é a apresentação clínica de sinais e sintomas que ocorrem após uma série de eventos, que leva em consideração a condição geral do indivíduo e sua relação com o ambiente que o cerca. 

Isso é melhor compreendido dentro da teia de inter-relações da matriz funcional.

Como tudo começa

Cada um de nós chega neste mundo carregando uma bagagem, representada por sua genética, experiências de nascimento e primeira infância. O conceito dos primeiros 1000 dias se refere ao período que vai da concepção ao segundo ano de vida, que segundo estudos recentes, determina em grande parte como será a saúde daquela pessoa ao longo da sua vida. 

Isso porque toda a sinalização imunológica, microbiológica e emocional ocorre bem cedo em nossas vidas. E, como veremos a seguir, cada corpo responde de forma diferente, de acordo com sua estrutura inicial e estilo de vida.

1º Antecedentes
Aspectos genéticos, história familiar, história pregressa de vida, aspectos da gestação e parto, aleitamento materno, doenças da infância e alergias.
2º Gatilhos
História da doença atual. Quando os sintomas começaram e como estava sua vida naquele momento ou pouco antes dos sintomas surgirem: os aspectos físicos, emocionais, profissionais, sociais, alimentares, medicamentosos… Tudo é importante.
3º Mediadores e perpetuadores
O que faz a doença se manter. Aspectos imunológicos, nutricionais, traumas, desequilíbrios hormonais e de neurotransmissores.
Previous
Next

Agora, os fatores do estilo de vida

Os fatores referentes ao estilo de vida são determinantes no processo de adoecimento. Você pode ter nascido com uma genética pouco favorável, mas se tiver um estilo de vida saudável, com boa alimentação, bom controle do estresse e atividade física regular, sua genética pode nem se manifestar. A “semente” existe em seu código genético, mas sem algo que a alimente, ela não cresce. O contrário também é válido. Você pode ser um felizardo de ter nascido com uma genética espetacular, mas se levar uma vida sem bons hábitos, dificilmente terá saúde.

A matriz

Depois desta avaliação entramos de fato na matriz, em como os fatores se relacionam entre si. 

No centro da teia temos os fatores mentais, emocionais e energéticos, também entendidos como espirituais por alguns.
É importante saber como está o estado mental e emocional, assim como as práticas energéticas e espirituais, porque estes aspectos determinam enormemente como os indivíduos reagem ao ambiente e também como encontram conforto e recursos para lidar com as adversidades.

Assimilação

Sistemas respiratório e gastrointestinal. Como assimilamos o que entra em nosso corpo, nossa digestão e eliminação.

Defesa e reparo

Nosso sistema imune. Alergias, resposta auto-imune, intolerâncias alimentares e processos inflamatórios

Integridade estrutural

Avalia a integridade das membranas celulares, ossos, músculos e articulações.

Comunicação

Neurotransmissores
e hormônios.

Transporte

Sistemas arterial,
venoso e linfático

Energia

Nossa função energética ou saúde mitocondrial. Disposição e energia.

São todos estes fatores, em conjunto e se relacionando entre si e com o ambiente, que levam ao desenvolvimento das doenças.

A medicina convencional olha prioritariamente para a copa da árvore, para os sinais e sintomas, intervindo nesses aspectos e trazendo alívio. Mas as verdadeiras causas estão mais profundas, nas raízes e no tronco da árvore. Se não forem avaliadas e tratadas, certamente a “árvore” vai gerar novos frutos adoecidos. 

Quem nunca ouviu, ou quem sabe até viveu, histórias como: “eu tinha adenomiose, depois mioma; tirei o útero e depois tive um câncer de mama?” Tirar o órgão doente pode ser necessário, mas resolver a causa que levou aquele órgão a adoecer é o que fará que o novo fruto desta árvore seja saudável e lindo de se ver.

É desta forma que vejo a saúde das minhas pacientes.

O modelo da matriz da medicina funcional é a forma como eu entendo a complexidade do corpo.

O tratamento, como vocês podem perceber, vai exigir mais do que apenas um medicamento. Ou, quem sabe, até mesmo medicamento nenhum.

E por isso, a Medicina Integrativa é tão fundamental.
Ela nos oferece uma gama muito maior de possibilidades, lançando mão de um tratamento interdisciplinar para que o restabelecimento da saúde seja alcançado. 

Ficou com alguma dúvida?

Para esclarecer qualquer dúvida ou entender melhor como posso atender às suas necessidades, entre em contato com a minha equipe. Será um prazer poder ajudar você a conquistar um melhor estilo de vida!

× Contato via WhatsApp!