Como tudo começa
Cada um de nós chega neste mundo carregando uma bagagem, representada por sua genética, experiências de nascimento e primeira infância. O conceito dos primeiros 1000 dias se refere ao período que vai da concepção ao segundo ano de vida, que segundo estudos recentes, determina em grande parte como será a saúde daquela pessoa ao longo da sua vida.
Isso porque toda a sinalização imunológica, microbiológica e emocional ocorre bem cedo em nossas vidas. E, como veremos a seguir, cada corpo responde de forma diferente, de acordo com sua estrutura inicial e estilo de vida.
1º Antecedentes
Aspectos genéticos, história familiar, história pregressa de vida, aspectos da gestação e parto, aleitamento materno, doenças da infância e alergias.
2º Gatilhos
História da doença atual. Quando os sintomas começaram e como estava sua vida naquele momento ou pouco antes dos sintomas surgirem: os aspectos físicos, emocionais, profissionais, sociais, alimentares, medicamentosos… Tudo é importante.
3º Mediadores e perpetuadores
O que faz a doença se manter. Aspectos imunológicos, nutricionais, traumas, desequilíbrios hormonais e de neurotransmissores.
Previous
Next