Então, o que é medicina de estilo de vida?

Quer saber mais?
Baixe aqui gratuitamente nosso e-book sobre a Medicina do Estilo de Vida!

 

 

Antes de entender o que é a Medicina do estilo de Vida, é importante que você entenda o conceito de saúde.

segundo estabelece a Organização Mundial de Saúde, no artigo primeiro de sua Constituição: “A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas simples ausência de doença ou enfermidade.”.

Segundo o American College of Lifestyle Medicine: A Medicina do Estilo de Vida envolve o uso de abordagens terapêuticas baseadas em evidências acerca do estilo de vida, tais como a predominância de alimentos integrais, uma dieta baseada em vegetais, atividade física regular, sono adequado, controle do estresse, evitar o uso de substâncias de risco e outras modalidades não-drogas, a fim de prevenir, tratar e, muitas vezes, reverter uma doença crônica relacionada ao estilo de vida, o que é muito prevalente.“.

A Medicina do Estilo de Vida representa uma nova tendência da moderna medicina ocidental focada em tratar os hábitos que estão prejudicando a vida dos pacientes. Como um tratamento que promove um estilo de vida saudável por meio de pequenas mudanças no dia a dia do paciente. Quando visto de forma global, ou seja, no conjunto da sociedade, o impacto da medicina do estilo de vida será enorme, uma vez que possibilitará, por exemplo, a redução das doenças crônicas relacionadas ao modo de vida que levamos ao preconizar a adoção de hábitos saudáveis e o controle ou a eliminação daqueles que nos são negativamente impactantes.

Então, o que é medicina de estilo de vida?

Ela se baseia em 5 pilares que eu chamo dos 5 S:

sabedoria alimentar

Como disse o grego Hipócrates, “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”.

suor

O pior exercício é aquele que você não faz. Mexa-se!

sono

Sono não é perda de tempo. Nossa saúde depende de um sono de qualidade.

silêncio

Medite! Quantos momentos em silêncio você tem durante o dia?

sexo&amizades

Bons relacionamentos são fundamentais para manter uma vida saudável.

Como podemos ajudar?

A partir de uma avaliação cuidadosa de seus hábitos , seu histórico pessoal e familiar e da avaliação de exames clínicos, conseguimos entender o que é preciso melhorar em sua vida. A partir daí traçamos, juntas, o caminho necessário para se alcançar os objetivos almejados.

Tratamos as causas, não apenas os sintomas

O mau funcionamento intestinal, a perda da libido ou o sono de má qualidade podem estar relacionados a causas aparentemente não associadas àqueles quadros. Muitas vezes, uma simples mudança de hábitos poderá resolver  problemas crônicos, aparentemente sem solução. Em outras situações poderá ser necessário recorrer à modulação hormonal, suplementação nutricional ou mesmo ao recurso medicamentoso. Ou seja, cada pessoa é única.

jacob-postuma-409826-unsplash-1
hannah-busing-543515-unsplash

Respeitamos a individualidade de cada paciente

A nossa metodologia de trabalho se baseia no respeito à individualidade. Levamos em consideração o fato de que cada pessoa tem suas características fisiológicas, assim como limites, sonhos e necessidades. Elaboramos estratégias que as ajudam a cumprir as metas necessárias para a conquista de um estilo de vida com qualidade e segurança.

Preferimos ouvir e entender nossos pacientes antes de receitar remédios

É importante saber que a melhora não acontece do dia para a noite. O comprometimento de cada paciente ao cumprir seus objetivos é de fundamental importância. Novos e saudáveis hábitos são introduzidos, substituindo os que não são benéficos (e estilo de vida não vem em cápsulas…).

brooke-winters-584825-unsplash

80%

Segundo pesquisas, hábitos como a nutrição adequada, prática de exercícios físicos e o sono de qualidade podem diminuir em até 80% o desenvolvimento de doenças crônicas.

Fique por dentro dos principais benefícios da medicina de estilo de vida

  • Aumento da disposição;
  • Aumento da libido;
  • Aumento da sensação de bem estar;
  • Mais produtividade no dia a dia;
  • Reduz os riscos de doenças crônicas, tais como câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão;
  • Envelhecimento com autonomia e qualidade de vida.

Ficou com alguma dúvida?

Para esclarecer qualquer dúvida ou entender melhor como podemos atender às suas necessidades, entre em contato com a nossa equipe. Será um prazer poder ajudar você a conquistar um melhor estilo de vida!

  • Rua Jardim Botânico, 568 - Sl. 212
  • Jardim Botânico - RJ
  • (21) 2249-5001
  • (21) 2535-8862
  • (21) 9 8802-4293

× Contato via WhatsApp!