Pílula anticoncepcional faz mal? 7 fatos que você não sabia

2 de outubro de 2018

Ela é a preferida de muitas mulheres. Segura, barata, deixa a pele melhor e diminui ou suspende o sangramento menstrual. Bom demais para ser verdade? Talvez. Estamos falando da pílula anticoncepcional.  Descubra no post de hoje se tomar anticoncepcional pode fazer mal à saúde. E para tirar suas próprias conclusões sobre o uso da pílula, entenda primeiro como ela funciona no seu organismo.

 

Como a pílula anticoncepcional age no corpo da mulher

A pílula anticoncepcional é um método contraceptivo hormonal, administrado por via oral de maneira contínua ou com pausa mensais. Existem outros métodos contraceptivos hormonais combinados que podem ser administrados por outras vias, como a vaginal, transdérmica e intramuscular. Eles têm mecanismo de ação e efeitos colaterais semelhantes ao da pílula oral.

A pílula anticoncepcional tem uma eficácia bastante alta, se tomada corretamente. São compostas de 2 hormônios sintéticos análogos ao estrogênio e à progesterona produzidas por nós. Esses hormônios se ligam aos receptores hormonais gerando um nível constante no corpo. A ovulação feminina é um fenômeno complexo que consiste, basicamente, numa “gangorra de hormônios”, que resultam no amadurecimento do óvulo e em sua eventual ruptura.

Por manter um nível constante, ou seja, sem alterações para mais ou para menos, essa gangorra não acontece e, consequentemente, a ovulação é impedida. A menstruação durante o uso da pílula anticoncepcional combinada se dá por privação, ou seja, durante a pausa o nível hormonal cai e a mulher descama o endométrio, sangrando. Contudo, o que faz a pílula funcionar também gera seus efeitos colaterais.

 

7 fatos comprovados sobre a pílula anticoncepcional

Agora, confira alguns fatores que você provavelmente não sabia sobre esse método contraceptivo.

  1. Aumenta o risco de trombose;
  2. Diminui a libido;
  3. Pode provocar inchaço e aumentar celulite: retém líquidos, mesmo!
  4. Pode provocar ou piorar sua enxaqueca
  5. Altera o humor
  6. Favorece deficiências nutricionais
  7. Reduz o ganho de massa magra e dificulta a perda de gordura

 

Ainda tem dúvida se o uso da pílula anticoncepcional faz mal para a saúde?

Como vimos até aqui, a pílula pode trazer efeitos colaterais prejudiciais para algumas pessoas. Para entender se essa é a melhor escolha para o seu caso, consulte um ginecologista e tire todas as suas dúvidas a respeito.

 

           

E quando não dá para fugir do hormônio?

Em alguns casos, em patologias como a endometriose, por exemplo, muitas vezes a menstruação precisa ser interrompida. Porém, já existem alternativas mais específicas e seguras que a clássica pílula para promover a suspensão da menstruação ou garantir a contracepção com métodos hormonais.

A via oral, por exemplo, não é a melhor via de administração. Implantes, DIU hormonal e anel vaginal são exemplos de outras vias de administração. Para acertar na escolha, tome sua decisão junto ao seu médico.

 

Quais métodos contraceptivos podem substituir a pílula anticoncepcional?

Escolher o método contraceptivo mais indicado para o seu organismo requer cuidado. Há que se levar em consideração aspectos pessoais e médicos para uma decisão acertada. Fugir de hormônios é sempre uma boa, mas, caso não seja possível, estude cuidadosamente suas opções. Talvez você nem conheça todas elas. O DIU, por exemplo, tem diversos formatos e tamanhos, cada um com sua indicação. Você sabia disso?

Conseguiu tirar suas próprias conclusões se a pílula anticoncepcional faz mal ou não? Então, recomendo outros conteúdos para que continue se informando sobre esse conhecido método contraceptivo. Continue acompanhando o blog e se mantenha informada.

Quer receber dicas sobre vida saudável? Eu posso te ajudar.

Drª Fernanda Macêdo

Drª Fernanda Macêdo

Formada pela UNIRIO e pós-graduada em Ginecologia e Obstetrícia pela Fundação Oswaldo Cruz, sou médica há 20 anos. Sempre senti que meu propósito era atender mulheres e oferecer um tratamento humanizado.
Como médica integrativa, acredito que não devemos focar apenas na cura, mas sim buscarmos uma forma de evitar o adoecimento!

Mais artigos que podem te interessar

× Contato via WhatsApp!