Existe uma razão para chamar a sua amiga para fazer exercícios. Entenda!

29 de outubro de 2018

Procurando motivação para praticar exercícios físicos e, assim, conquistar um estilo de vida mais saudável? Então, esse conteúdo é mesmo pra você.  Muitas pessoas dizem que o mais difícil, o principal problema para correr, caminhar, ir para a academia ou fazer algum esporte é começar. Mas, como médica de estilo de vida, posso afirmar que reconhecer a necessidade de cuidar mais da saúde já é um bom começo! Afinal, praticar exercícios físicos traz uma série de benefícios para o corpo e para a vida.

Preparei este conteúdo para compartilhar uma dica que tem praticamente todas as chances de dar certo para você que precisa de motivação para praticar exercícios. Estou falando do benefício social de se exercitar periodicamente!

 

Você está a um passo de encontrar motivação para praticar exercícios físicos

Basta pegar a sua agenda de contatos do celular ou a lista de amigos na sua rede social favorita e analisar os perfis de seus melhores amigos. Quais deles topariam o desafio de se exercitar junto com você?

Avalie quais deles precisam com mais urgência, por motivos de saúde, por exemplo, ou os que moram mais perto. Em seguida é só caprichar no convite! Se quiser, compartilhe este conteúdo com eles para mostrar que praticar exercícios em grupo pode ser bem mais divertido e menos cansativo do que sozinho.

Mesmo que desse encontro não saia, necessariamente, o combinado de fazerem exercícios sempre juntos, verá que o encontro já ajudou a sair da inércia, que foi mais divertido que se fizesse só, e muito importante, que tem potencial de dar certo!

 

Ter amigos faz bem para a saúde. Se exercitar com eles também

Pode parecer óbvio, mas ter amigos realmente faz bem à saúde. E isso vale, inclusive, para a prática de exercícios físicos. Segundo um estudo divulgado pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) treinar junto com um amigo, namorado ou parente reduz o estresse e aumenta a motivação. Por que? Porque um motiva o outro. Podem compartilhar a evolução de cada um e até mesmo as dificuldades. Isso sem falar que ao mesmo tempo em que se exercitam juntos criam um clima saudável de competitividade, que também faz bem.

Sabe aquela tentação de arrumar uma desculpa para faltar a academia, ou um dia de treino esportivo mesmo sem ter um bom motivo? Fica mais difícil quando você tem um conhecido para pegar no seu pé cobrando suas idas ao clube ou à academia! O incentivo é mútuo, e a frequência nas atividades garantida. O tempo até parece passar mais rápido, pode perceber!

E olha que eu sei muito bem o quanto é difícil manter a motivação. Principalmente no caso das mulheres durante a TPM, quando sentem o desconforto da cólica e aquele incômodo inchaço abdominal. Mas é bom saber que existem pesquisas que comprovam que contar com um amigo ou amiga pode ser a melhor solução, não é mesmo?

Em tempos de WhatsApp conversar olhando nos olhos faz toda a diferença. Praticar exercícios físicos em conjunto também é uma forma de colocar o papo em dia e até mesmo de fazer novas amizades em ambientes como academias, clubes, ginásios ou parques.

Estimula a interação social, que é outro benefício importantíssimo para a saúde. Afinal, ninguém pode viver sozinho. A solidão é o cenário ideal para o surgimento de doenças crônicas, como a depressão, e não é isso que você quer para a sua saúde, certo?

 

Benefícios da atividade física para o seu corpo e para a sua vida

Além do benefício social, de treinar com amigos (vale namorada, marido etc.), outra alternativa para encontrar a necessária motivação para praticar exercícios é conhecer seus outros benefícios. Listo alguns deles a seguir para ajudar você a se convencer a mudar de vida!

 

  1. Melhora a circulação sanguínea.
  2. Fortalece o sistema imunológico, protegendo o organismo de doenças.
  3. Facilita o emagrecimento saudável.
  4. Acelera o metabolismo.
  5. Fortalece os ossos.
  6. Melhora a coordenação motora e também o equilíbrio.
  7. Aumenta a disposição, a autoestima e melhora o humor. Xô, cansaço, que esse corpo não te pertence mais!

 

Conseguiu encontrar a motivação para praticar exercícios?

Agora é só começar! Como vimos lá em cima, muita gente diz que começar é a pior parte. Por isso, separei algumas dicas que podem ajudar a trazer inspiração para a sua jornada.

Para reforçar a decisão de adotar um estilo de vida mais saudável, anote em um papel ou no bloco de notas do seu celular motivos para manter seu foco. Vale incluir razões como: cuidar da saúde, perder alguns quilos, aumentar a disposição, a autoestima, entre outros. Tenha essa listinha sempre por perto quando o desânimo bater ou sua companhia precisar faltar um dia. Vai ajudar a seguir em frente!

Outra dica é usar roupas leves, anotar suas conquistas e metas e, se possível, prefira se exercitar pela manhã. Assim seu corpo e seu cérebro estarão a todo vapor para começar um dia pra lá de produtivo!

Percebeu como praticar exercícios físicos pode ser muito mais legal do que você imaginava? Aumenta a qualidade de vida, preserva as amizades e ainda gera impactos positivos para a saúde e o bem-estar!

Conseguiu motivação para praticar exercícios? Agora veja como sintonizar o seu estilo de vida com o que você realmente quer para a sua vida neste conteúdo.

Drª Fernanda Macêdo

Drª Fernanda Macêdo

Formada pela UNIRIO e pós-graduada em Ginecologia e Obstetrícia pela Fundação Oswaldo Cruz, sou médica há 20 anos. Sempre senti que meu propósito era atender mulheres e oferecer um tratamento humanizado.
Como médica integrativa, acredito que não devemos focar apenas na cura, mas sim buscarmos uma forma de evitar o adoecimento!

Mais artigos que podem te interessar

× Contato via WhatsApp!