3 dicas para usar as melhores dicas de saúde que lê por aí

27 de junho de 2018

Fazer uma pesquisa online antes de ir ao médico é um hábito comum para as pessoas. Levante o dedo quem nunca fez uma consulta ao doutor Google… O próprio buscador já divulgou um levantamento em que mostra que uma em cada cinco pesquisas realizadas nele são sobre saúde.

Com as fake news (em tradução livre, notícias falsas) ganhando fama é importante ter atenção ao fazer pesquisas pela internet. Basta um clique em falso e você pode ter acesso a informações erradas ou incompletas. Ou, pior ainda, interpretar sintomas que não correspondem às suas particularidades, sem se dar conta disso.

Quando o assunto é saúde, isso ganha uma importância ainda maior. Afinal, estamos falando do seu organismo.

Para ajudar você a entender como usar as melhores dicas de saúde da internet, separamos 3 dicas práticas, rápidas e seguras. Confira quais são elas a seguir!

 

1. Entenda a sua individualidade

Com a facilidade de pesquisar qualquer problema de saúde na internet, é comum acreditar ter encontrado a dica perfeita. Ela promete ser a resposta definitiva para que possa mudar seus hábitos e melhorar sua saúde, mas infelizmente ela pode estar errada.

Isso porque cada organismo apresenta suas particularidades e responde de forma diferenciada a diferentes estímulos. Cada corpo tem suas necessidades.

Então, para aproveitar as melhores dicas de saúde da internet é preciso antes conhecer sua individualidade. Entenda a sua faixa etária, comportamento, histórico de doenças e até mesmo de alergias, caso tenha. Antes de mudar de hábito, avalie se essa é a melhor alternativa para você.

Atenção: por mais que goste de pesquisar sobre as melhores dicas de saúde, NUNCA SE AUTOMEDIQUE! Alguns medicamentos, inclusive, se usados de modo abusivo, podem causar sobrecarga no fígado, rins e até mesmo levar à morte. Por isso é sempre importante consultar um profissional da área.

 

2. Reconheça seu ritmo de vida

Sua vida é mais agitada ou mais tranquila? Você é sedentária ou atleta? Outro ponto fundamental a ser considerado para que você possa aproveitar da melhor forma as dicas de saúde que lê por aí é reconhecer suas atividades, reconhecer seu estilo de vida.

Existem dicas, por exemplo, que são voltadas à pessoas sedentárias. Já outras, para aquelas que frequentam a academia todos os dias.

Por mais que se exercitar diariamente seja recomendável, se você não está condicionado pode se machucar. Fazer dietas muito restritivas também pode ser muito perigoso. É fundamental a orientação de um profissional capacitado, seja para iniciar uma atividade física, dieta ou qualquer outra mudança de impacto em sua saúde.

 

3. Considere as condições internas e externas

Também é preciso considerar as condições do ambiente em que você vive, como casa, trabalho ou escola, e as condições de seu corpo e de sua mente.

Muitas vezes não percebemos como realmente estamos. Por isso, é importante tirar alguns minutos para avaliar tudo ao seu redor e dentro de você.

Nem sempre o problema necessita de remédios! Saber avaliar onde está o problema é o primeiro passo para resolvê-lo.

O cansaço ao acordar pegou você despercebida e está acabando com a qualidade da sua rotina? Não consegue dormir? Então, tenho uma dica de saúde para você: vamos conversar sobre esse cansaço constante? Aprender como dormir melhor? Se preferir pular para outros conteúdos do blog, clique aqui.

Drª Fernanda Macêdo

Drª Fernanda Macêdo

Formada pela UNIRIO e pós-graduada em Ginecologia e Obstetrícia pela Fundação Oswaldo Cruz, sou médica há 20 anos. Sempre senti que meu propósito era atender mulheres e oferecer um tratamento humanizado.
Como médica integrativa, acredito que não devemos focar apenas na cura, mas sim buscarmos uma forma de evitar o adoecimento!

Mais artigos que podem te interessar

× Contato via WhatsApp!