Você sabe o que precisa comer para o seu corpo aguentar você?

20 de novembro de 2018

Texto de: Mariana Veiga

A Dra. Mariana Veiga é nutricionista, com especialização em nutrição esportiva. Preconiza uma dieta ao mesmo tempo nutritiva e prazerosa, fortemente baseada numa alimentação limpa e em comida de verdade. A nutricionista faz parte da equipe que compõe a Clínica Fernanda Macêdo.

 

Dieta de calorias: 4 bons motivos para dar adeus à ela

Você sabe o que comer para emagrecer com saúde? Conhecer as calorias e os nutrientes de que o corpo precisa para se manter saudável facilita o emagrecimento. Mas, descobrir de que forma seu estilo de vida  impacta no ganho ou na perda de peso é ainda mais importante.

Explico, neste post, porque se limitar a contar as calorias dos alimentos para emagrecer não é a melhor solução. Confira quatro bons motivos para dar adeus à dieta de calorias!

 

1. Você é o que você come; e também os hábitos que cultiva

A qualidade da nossa alimentação e o estilo de vida que levamos diz muito sobre quem somos e sobre quem seremos. Impactam não só na estética de cada um, mas também no bem-estar e no estado de nossa saúde.

Quem se alimenta mal e mantém hábitos prejudiciais, por exemplo, tem maiores chances de desenvolver doenças e mais dificuldade de combatê-las., uma vez que esses hábitos impactam negativamente nosso sistema imunológico. Por isso, é preciso que se mude de estilo de vida, e se reequilibre os nutrientes do organismo antes de recorrer à dieta de calorias.

Se preocupar apenas com o valor calórico dos alimentos que vai consumir no dia não vai resolver, por exemplo, a falta de ferro no sangue. Concorda comigo que não faz sentido fazer uma dieta de calorias se o organismo está debilitado ou não possui os nutrientes de que precisa para se manter funcionando?

No livro “Você é o que você come”, o professor e médico Dr. Carlos Eduardo Machado compara o corpo humano com um carro. Suas principais analogias mostram que muitas vezes as pessoas cuidam mais do veículo do que da máquina mais importante de suas vidas. Com isso, falham ao deixar de lado a “manutenção preventiva” do organismo.

Na obra, o autor mostra ainda a importância da conscientização sobre os alimentos que ingerimos e o desafio do emagrecimento na atualidade, quando muitas pessoas ainda se baseiam no cálculo de calorias para tentar perder peso. Fica aí minha dica de leitura para quem quer conquistar uma alimentação mais equilibrada e emagrecer com saúde!

 

2. Cada organismo é único

Assim como cada ser humano tem as suas particularidades e hábitos, nosso organismo também é único. Então, a melhor estratégia para perder peso é aquela que respeita as necessidades, limites e desafios de cada indivíduo.

Concorda que um adulto que pratica atividades físicas e trabalha como vendedor em uma loja não pode ser avaliado da mesma forma que um profissional sedentário, que passa o dia na frente do computador? Mais um motivo para riscar a dieta de calorias da sua rotina.

 

3. Para emagrecer com saúde você não pode descartar os nutrientes de que o corpo precisa para continuar funcionando BEM

Para manter o corpo em equilíbrio e funcionando corretamente, você precisa consumir diariamente variados nutrientes. E não riscar eles do seu prato só porque possuem uma maior quantidade de calorias que o esperado.

 

Confira quais são esses nutrientes, suas principais funções e onde encontrá-los:

Ácidos graxos

Também chamados de gorduras do bem, auxiliam na defesa do organismo, no funcionamento dos tecidos ajudando também na absorção de vitaminas lipossolúveis e na produção de hormônios, melhorando o desempenho mental e físico. Os ácidos graxos essenciais são o ômega-3 e o ômega-6. São encontrados em frutos do mar, chia, gergelim, nozes, linhaça e castanha-do-Pará.

 

Aminoácidos

São responsáveis pela formação de órgãos, cabelo e, inclusive, pela regulação do sono e do humor e também no desenvolvimento muscular. Para consumir aminoácidos, inclua no cardápio alimentos ricos em proteínas, como carnes, cereais, leite e ovos.

 

Cálcio

Além de formar nossos ossos e dentes, o cálcio facilita a contração muscular, o controle da pressão arterial e a coagulação do sangue. Diversos alimentos podem nos fornecer boas quantidades de cálcio, como o leite e em seus derivados, brócolis, couve, espinafre, entre outros.

 

Ferro

Produz as hemácias do organismo: glóbulos vermelhos que transportam oxigênio para as células do corpo. O ferro está presente em carnes, vegetais verde-escuros e leguminosas.

 

Glicose

É ela que dá energia para o organismo e atua como o principal combustível do cérebro. Também contribui para o funcionamento do pâncreas e libera a insulina. Encontrada principalmente em carboidratos como farinhas, frutas e legumes, também pode ser absorvida através do consumo de alimentos integrais.

 

Potássio

Atua diretamente no coração: participa das funções cardíacas e no relaxamento dos músculos. Ajuda, ainda, a melhorar o controle do açúcar e da acidez no sangue. Abacate, banana, batata doce, feijão, leite e laticínios são as principais fontes de potássio.

 

Vitamina A

Melhora a saúde dos cabelos, da pele e da visão, além de proteger os órgãos reprodutivos e agir como um potente antioxidante. Cenoura, manga, mamão, ovo e queijo apresentam grandes concentrações desse tipo de vitamina.

 

Vitamina C

Já se gripou e ouviu alguém falar para você tomar vitamina C? É porque ela é muito importante para o sistema imunológico e defende o organismo de doenças. Também favorece a cicatrização e pode ser uma aliada para quem quer se manter jovem.

Acerola, laranja e limão são alimentos que apresentam uma boa quantidade de vitamina C para consumo. Que tal caprichar no suco?

 

Vitamina D

Apresenta uma série de benefícios para a saúde, pois melhora a absorção de cálcio, atua no sistema imunológico e no controle da glicose no sangue. É ainda muito importante na manutenção de dentes e ossos.

Para consumir alimentos ricos em vitamina D, inclua nas refeições cogumelo, leite, ovos, salmão ou sardinha. Para ativar a substância, pegue pelo menos 20 minutos de sol todos os dias.

 

Vitamina E

Beneficia as células e o sistema muscular, podendo ser encontrada em carnes magras, gema de ovo, semente de girassol, castanhas e amêndoas. Para descobrir como estão os níveis desses nutrientes no seu organismo, consulte um médico ou nutricionista.

 

4. Emagrecer com saúde é aliar uma alimentação rica em nutrientes à prática de exercícios físicos

Tão importante quanto consumir as quantidades adequadas de carboidratos, fibras, lipídios, proteínas, minerais e vitaminas é queimar calorias. Para perder peso, capriche na alimentação e pratique atividades físicas. Ao combinar uma alimentação inteligente à prática de atividades físicas você cria condições para emagrecer com saúde e previne o surgimento de doenças.

Gosta de caminhar ou dançar? Dê uma voltinha no parque ou ligue o som da sua casa com as músicas da sua banda preferida. Sei que não é fácil dar o primeiro passo para tornar essa prática um hábito diário, mas é preciso se esforçar. Esse é apenas o início. Mas, se você é daqueles que não gosta de atividades físicas e sempre arruma desculpas para não fazer e seguir se enganando, lamento dizer, mas você não pode passar sem. Exercícios são fundamentais para a saúde. E não me refiro a caminhar, apenas. É muito pouco. Tem que praticá-los de forma intensa e regular. Para isso consulte um profissional de Educação Física.

 

Conte com a ajuda de um especialista para adotar um estilo de vida mais saudável e potencialize a sua vida!

 

Nosso estilo de vida influencia diretamente em nossas necessidades alimentares. Por isso mesmo precisa ser levado em consideração para a escolha da dieta mais adequada para o seu organismo.

Para entender como emagrecer com saúde sem se frustrar com a dieta de calorias, busque ajuda de profissionais, como médicos e nutricionistas. Se quiser economizar tempo ao encontrar esses dois tipos de profissionais em um só lugar, entre em contato comigo.

Aqui na clínica trabalhamos com os conceitos da Medicina do Estilo de Vida. Uma médica e uma nutricionista ajudam pessoas como você a se conhecer melhor, a entender quais hábitos podem estar afetando seu bem-estar e o que fazer para prevenir e tratar problemas de saúde. Tratamos causas e não apenas sintomas. Podemos ajudar você a potencializar a sua vida.

 

Drª Fernanda Macêdo

Drª Fernanda Macêdo

Formada pela UNIRIO e pós-graduada em Ginecologia e Obstetrícia pela Fundação Oswaldo Cruz, sou médica há 20 anos. Sempre senti que meu propósito era atender mulheres e oferecer um tratamento humanizado.
Como médica integrativa, acredito que não devemos focar apenas na cura, mas sim buscarmos uma forma de evitar o adoecimento!

Mais artigos que podem te interessar

× Contato via WhatsApp!