Quero a minha libido de volta!!!

2 de julho de 2018

Perdeu a libido e não sabe o motivo? Muita calma nessa hora Dá para recuperar a velha forma!

Cerca de três em cada dez mulheres sentem falta de interesse sexual e metade delas se sentem angustiadas por isso. É o que revela uma pesquisa realizada pela Universidade de Southampton e Universidade College London, ambas na Grã-Bretanha.

 

Causas da falta de interesse sexual

A pesquisa mostra os principais fatores do desinteresse das mulheres pelo sexo, como:

  •         Problemas de saúde mental;
  •         Ter vivenciado sexo não consensual;
  •         Ter alguma doença sexualmente transmissível (DST);
  •         Ter filhos pequenos em casa;
  •         Não ter a mesma vontade e preferências sexuais que o parceiro.

Outras causas comprovadas em estudos também incluem problemas biológicos, psicológicos e sociais. Entre eles: o uso de pílula anticoncepcional, amamentação, maternidade e menopausa.

Ou seja, alterações hormonais que interferem nos níveis de estrogênio, progesterona e testosterona produzidos pelo organismo. Problemas que podem causar não só a falta de libido, como também o ressecamento vaginal.

A depressão é outra causa. Dados do Projeto de Estudos em Sexualidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo (ProSex) apontam que 40% das mulheres com falta de líbido já haviam sido diagnosticadas com a doença.

Isto é, além dos fatores orgânicos envolvidos na falta de libido, também existe uma questão emocional e afetiva.

Alguns motivos que costumo a perceber a partir das conversas com as minhas pacientes têm relação com problemas pessoais, como discussões no trabalho ou com os filhos. Então, a ansiedade e o estresse também são associados à libido.

 

Consequências da falta da libido

Além de causar desânimo e frustração por parte das mulheres, especificamente, a falta da libido também pode trazer outras consequências. Pesquisadores da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, acreditam que 25% dos divórcios acontecem por causa da insatisfação sexual.

Por isso, é sempre importante manter o diálogo aceso entre os parceiros. Afinal, as duas partes precisam entender que a falta de libido pode ser provocada por diferentes fatores e não somente os emocionais.

 

Como aumentar a libido?

Segundo os autores do primeiro estudo, o tratamento para aumentar a libido precisa considerar o todo, e não apenas se restringir à indicação de medicamentos. Sugerem também a importância de um olhar que vá além da prescrição de antidepressivos.

Além do amor, carinho e respeito, uma alimentação rica em nutrientes como a vitamina B e a prática regular de atividades físicas ajudam a aumentar a libido.

Conheça alguns alimentos amigos do desejo sexual:

  • Abacate;
  • Banana;
  • Chocolate;
  • Crustáceos;
  • Grãos;
  • Nozes;
  • Ovos.

Mas não adianta sair comendo isso e achar que tudo se resolverá. As porções e  combinações adequadas têm que ser indicadas por um profissional. E a correta e equilibrada alimentação é apenas um dos pilares que sustentam o processo de mudança de hábitos.

Outra dica que recomendo é a busca pela ajuda de profissionais, como médicos especializados e psicólogos. Uma avaliação do perfil hormonal e bioquímico é fundamental para excluir uma causa orgânica. E corrigir eventuais desequilíbrios pode resolver o problema.

Como ginecologista, vejo que algumas mulheres sentem vergonha em falar sobre o assunto (e entre os homens é ainda pior…). Outras, acreditam que a falta de libido pode ser sinal que uma relação está chegando ao fim. O que nem sempre é o que acontece na realidade.

Vale lembrar que por trás da falta de apetite sexual existe um corpo humano. Ou seja, todos os dias, o organismo precisa receber a quantidade suficiente de nutrientes, como hormônios e vitaminas, para que continue funcionando perfeitamente. E que uma vida sexual ativa prazerosa é sinal de boa saúde.

Por isso, antes mesmo de se perguntar como anda a relação com o seu parceiro, é importante avaliar o seu estilo de vida. Pode ser que esteja sendo impactado por alguns dos inimigos da libido.

Confira quais são eles:

  • Consumo de bebida alcoólica;
  • Má nutrição;
  • Estresse;
  • Consumo excessivo de cafeína;
  • Doenças crônicas;
  • Autoestima baixa;
  • Noites mal dormidas;
  • Tabagismo;
  • Uso de drogas.

Como podemos ver, a falta de libido pode acontecer por diferentes motivos. E, como tal, não deve ser encarada com vergonha. Afinal, estamos falando de um problema que pode ter origem em algo que o seu corpo precisa repor.

Por isso, a minha recomendação como médica praticante da Medicina de Estilo de Vida é: mantenha o diálogo sempre aberto com o seu parceiro e cuide da sua saúde. Quando esses dois pilares estiverem em sintonia a libido poderá ser potencializada e aí é só aproveitar cada momento!

Se considerou que esse conteúdo foi útil, que tal compartilhar com a sua melhor amiga? Pode ser que ela esteja passando pela mesma situação que você. Siga o meu Instagram e o meu Facebook para acompanhar mais dicas.

Drª Fernanda Macêdo

Drª Fernanda Macêdo

Formada pela UNIRIO e pós-graduada em Ginecologia e Obstetrícia pela Fundação Oswaldo Cruz, sou médica há 20 anos. Sempre senti que meu propósito era atender mulheres e oferecer um tratamento humanizado.
Como médica integrativa, acredito que não devemos focar apenas na cura, mas sim buscarmos uma forma de evitar o adoecimento!

Mais artigos que podem te interessar

× Contato via WhatsApp!