O seu estilo de vida representa o que você quer ser?

25 de julho de 2018

Como anda o seu estilo de vida? Tem conseguido cuidar de sua saúde ou tem priorizado tanto os objetivos profissionais que está deixando de lado o que é mais importante para continuar vivendo? Esta mensagem também pode ser destinada para mães que se preocupam tanto com a vida dos filhos que acabam esquecendo de cuidar de si.

Pode parecer bronca de médico, mas o meu objetivo ao escrever este conteúdo é ajudar pessoas a abrirem os olhos para pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Falo sobre o que alguns médicos não reforçam para a prevenção de doenças: a importância de adotar hábitos saudáveis.

Um exercício constante que possibilita a manutenção da vida e também a longevidade. Afinal, pesquisas comprovam que a mudança de estilo de vida contribui para a redução da mortalidade.

E a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que mudanças de hábitos poderiam prevenir 80% das mortes prematuras causadas por doenças cardíacas e derrames. O que é o caso da alimentação desequilibrada, sedentarismo e tabagismo.

Para refletir sobre o seu estilo de vida atual é preciso, antes, relembrar o que significa o conceito. Para, assim, entender melhor a importância de manter hábitos saudáveis e como encaixá-los na sua rotina. Vamos começar?

 

Estilo de vida: o que é e como entender qual é o seu?

De acordo com a OMS o estilo de vida é definido como um conjunto de hábitos e costumes que podem ser influenciados, modificados, encorajados ou inibidos através da socialização. E que causam consequências para a saúde. O que inclui a ingestão de bebidas alcoólicas, o tabagismo, a prática de exercícios físicos, entre outros.

Para que entenda melhor, o seu estilo de vida tem relação direta com os hábitos que fazem parte do seu dia a dia e com a influência das pessoas que convive. Por isso, a mudança de estilo de vida também pode ajudar elas a adotarem hábitos mais saudáveis. Bom exemplo gera bom exemplo.

Agora, é importante saber que o estilo de vida que tem hoje, seja fitness, moderno, sedentário ou vegano, já representa uma escolha. Muitas vezes, são escolhas das quais você nem se deu conta. Ou seja, inconscientes.

E, muitos de seus hábitos de vida impactam nos resultados do seu dia a dia, seja em âmbito profissional, familiar ou amoroso. Um exemplo que ilustra bem o caso é quando, uma pessoa exagera no consumo de bebidas alcoólicas em uma noite, e no dia seguinte, é improdutiva no trabalho. Ou, ainda, sente cansaço mental para ir jantar com o namorado. É preciso rever as causas para prevenir possíveis problemas.

 

Ação e reação dos hábitos que escolhe para chamar de seus

Já parou para pensar como cada ação da vida corresponde a uma reação? Não é só uma comprovação da Terceira Lei de Newton, mas um princípio que também funciona para a sua saúde.

Geralmente, cada hábito prejudicial ocasiona um sintoma ou situação negativa. Um outro exemplo é um indivíduo que sabe que fumar causa sérios problemas para a saúde, continua fumando e, consequentemente, descobre que tem câncer de pulmão. Infelizmente, a OMS revela que a cada sete segundos, uma pessoa morre vítima do fumo.

Porém, nunca é tarde para mudar de vida. E isso independe da sua idade, depende apenas da sua vontade. Saiba que ainda é possível fazer novas escolhas ao adotar um estilo de vida saudável.

Curiosidade à parte, a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde, mostra que o brasileiro está em busca de um estilo de vida mais saudável. E segundo a consultoria Euromonitor, o consumo de refrigerantes e de doces no mercado brasileiro vai recuar 20,3% e 19,6%, respectivamente até 2022.

Ou seja, existe uma conscientização sobre o tema. A mudança só depende de quem está disposto a sair da zona de conforto para alcançar melhor qualidade de vida.

 

Como mudar e adotar um estilo de vida saudável?

Como médica especialista em Medicina do Estilo de Vida, abro o jogo com você: mudar de vida não é fácil, mas também não é impossível.

Comece reduzindo o consumo daquelas coisas que você sabe que faz mal, como gordura em excesso, bebidas alcoólicas ou cigarro. Em seguida, encaixe uma hora daquela atividade física de sua preferência em pelo menos dois dias da semana.

É claro que nada muda do dia para a noite, mas com o tempo, a adoção de hábitos saudáveis surtirá efeitos positivos. Entre eles, a melhora da autoestima, o aumento da sua disposição, melhora do sono e redução do estresse. Fatores que, quando são descuidados, podem acarretar em doenças crônicas.

Ainda não sabe como dar o primeiro passo para melhorar seu estilo de vida? Então, entre em contato comigo. Estou aqui para ajudar você a entender melhor quais hábitos podem estar prejudicando sua saúde e também a potencializar sua vida.

Drª Fernanda Macêdo

Drª Fernanda Macêdo

Formada pela UNIRIO e pós-graduada em Ginecologia e Obstetrícia pela Fundação Oswaldo Cruz, sou médica há 20 anos. Sempre senti que meu propósito era atender mulheres e oferecer um tratamento humanizado.
Como médica integrativa, acredito que não devemos focar apenas na cura, mas sim buscarmos uma forma de evitar o adoecimento!

Mais artigos que podem te interessar

× Contato via WhatsApp!