Equilíbrio hormonal em 3S: sexo, sono e silêncio

15 de janeiro de 2019

Sabe quando o estresse acompanha o seu dia desde que você acorda e você não está de TPM (tensão pré-menstrual)? Pode ser consequência de um desequilíbrio hormonal no seu organismo. O que também pode oferecer sintomas como desinteresse pelo sexo, ganho ou perda de peso e de apetite.

Embora o assunto hormônios seja cercado por polêmicas, é preciso falar sobre a importância do equilíbrio hormonal para a saúde. E é exatamente sobre isso que vou falar neste conteúdo, além de apresentar uma receita hormonal restauradora que chamo de 3S: sexo, sono e silêncio. Fique por dentro!

 

Antes de tudo, o que são hormônios?

São substâncias químicas responsáveis pelo funcionamento do corpo humano. Produzidos em sua maior parte por glândulas do sistema endócrino, vão para a corrente sanguínea até chegar às células-alvo, onde vão agir. Por isso, atuam em partes específicas do corpo e possuem funções distintas.

 

Qual é a importância do equilíbrio hormonal para a saúde?

O equilíbrio hormonal ajuda a garantir a qualidade do sono, potencializar as relações sexuais, preparar o corpo para situações de perigo, metabolizar alimentos e até mesmo melhorar o humor.

A endorfina, por exemplo, é conhecida como um dos principais hormônios do prazer. Produzida pela glândula hipófise, durante e após atividades físicas, provoca sensações de anestesia e de alívio. Sabe quando você faz aquela uma horinha de academia e já se sente melhor e mais feliz? Essa é a endorfina trabalhando pelo seu bem-estar.

 

Como funciona a receita para o equilíbrio hormonal 3S?

Quando os pacientes me perguntam sobre como regular os hormônios, respondo que existem duas alternativas: modulação hormonal e restauração natural.

O primeiro caso só é indicado para pessoas que apresentam sintomas causados pela quantidade insuficiente de hormônios no organismo. Seja pela falta ou pelo excesso deles. Alguns exemplos são quadros de hipotireoidismo e de menopausa.

Já no segundo, explico a partir do ponto de vista da Medicina do Estilo de Vida: a produção dos hormônios pode ser estimulada com pequenas mudanças de hábitos como dormir melhor, por exemplo. O que pode ser feito com o uso de uma receita hormonal restauradora que chamo de 3S: sexo, sono e silêncio. Falo melhor sobre a importância de cada um desses componentes a seguir.

 

Importância do sexo

Além de funcionar como atividade física, por queimar calorias e tonificar os músculos, as relações sexuais liberam hormônios que aumentam a sensação de bem-estar.

Na excitação do momento, a mulher é inundada pelo estrogênio e o homem pela testosterona. Substâncias químicas que preparam o corpo para fazer sexo, aumentando a circulação sanguínea, acelerando os batimentos cardíacos e dilatando a região genital.

Durante o orgasmo é liberada a ocitocina, responsável pelo prazer e pela satisfação. O que promove um intenso relaxamento. O hormônio também alivia dores e está relacionado à criatividade para lidar com problemas.

No entanto, a sensação de euforia e de felicidade também é produzida por neurotransmissores como a dopamina e a endorfina.

Com toda essa chuva de conteúdo bioquímico no corpo, fazer sexo ajuda a aliviar tensões e a aumentar o ânimo e a autoestima. Ou seja, é superimportante para potencializar a vida e, ajuda, inclusive, a melhorar o sono.

 

Por que o sono é importante para a saúde?

Respondo a essa dúvida comum a muitas pessoas com outra pergunta: já parou para pensar que passamos cerca de um terço das nossas vidas dormindo? Isso já deixa subentendido que o sono é essencial para o ser humano, não é mesmo?

Como acontece com o computador, quando você dá um reset, o corpo precisa do sono para se recompor. É apagar para começar de novo. Através dele, o organismo consegue relaxar, renovar as células, neutralizar radicais livres, consolidar a memória e fortalecer o sistema imunológico.  

Porém, infelizmente são poucos aqueles que conseguem ter uma boa qualidade de sono. Muitas pessoas acreditam que dormem bem, mas na verdade estão apenas cochilando. O que faz com que acordem, no dia seguinte, com altos níveis de estresse. Isso acontece porque o corpo não conseguiu passar pelo processo de limpeza natural.

Então, por mais que você não tenha enfrentado um dia estressante precisa de um sono restaurador. E, agora mesmo, você deve estar se perguntando sobre o que os hormônios têm a ver com isso. Respondo: tudo.

A quantidade de luz que chega até o corpo em um momento em que deveria descansar interfere na produção de melatonina, o hormônio do relaxamento. Quer ver só alguns exemplos que você provavelmente pode perceber no seu dia a dia? A luz da televisão que fica ligada na hora que precisa dormir e as notificações do grupo da família no WhatsApp. São pequenas interferências que reduzem a produção de melatonina e prejudicam o sono.

Com a correria da vida moderna, o final do dia é geralmente um dos poucos momentos que sobram para assistir a uma série nova na Netflix ou papear pelo celular. Mas, é importante dosar esses hábitos para melhorar a qualidade do sono e, assim, produzir mais hormônios.

A melatonina só é produzida com a ausência de luz e baixos níveis de cortisol, hormônio responsável pelo alerta e pela vigília assim que acordamos. Quando o cortisol aumenta a melatonina cai e vice-versa. Por isso, precisamos de quantidade suficiente de cortisol para acordarmos e estarmos prontos para a vida a cada manhã.

Quando, por exemplo, você assiste a um filme de suspense antes de dormir, o cortisol é liberado mesmo quando devia estar muito baixo. Por isso, para conquistar o equilíbrio hormonal entre melatonina e cortisol e melhorar o sono é preciso “desligar” e não “ligar” a mente antes de dormir. As atividades noturnas precisam ser de recolhimento e relaxamento absoluto.  

 

Benefícios do silêncio

Conseguir tirar um tempo para você às vezes é um verdadeiro desafio, não é mesmo? Ainda mais com as exigências da vida pessoal e profissional. Mas, do ponto de vista da medicina é fundamental para que consiga relaxar e manter o equilíbrio hormonal. O que ajuda o corpo a funcionar melhor e a saúde a ficar fortalecida.

A bióloga Imke Kirst comprovou em um experimento, em 2013, que duas horas de silêncio por dia ajudam o cérebro a melhorar o aprendizado e a memória. Existem também estudos que mostram que a meditação ajuda a fortalecer conexões entre as células cerebrais.

Com o relaxamento físico e mental, o cérebro deixa de produzir os hormônios do estresse: adrenalina, cortisol e noradrenalina. Substâncias químicas que fazem despertar o alerta e a euforia, elevando a pressão arterial e a circulação sanguínea. Assim, a sensação de bem-estar é potencializada.

Aproveite para colocar a receita de equilíbrio hormonal em dia: dê uma chance para os seus hormônios mostrarem para o que vieram. Os resultados certamente serão positivos! Para começar essa mudança hoje mesmo, descubra como dormir melhor.

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