6 documentários imperdíveis para quem quer mudar de estilo de vida

23 de outubro de 2018

Mudar de estilo de vida é aquela promessa que você faz na virada do ano e não consegue cumprir nos 365 dias seguintes? Chegou a hora de fazer diferente e colocar a principal aliada para realizar seus sonhos à frente de tudo: sua saúde.

Selecionei uma lista com seis documentários imperdíveis para quem quer, literalmente, ficar com tudo em cima. Afinal, nunca é tarde para adotar uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, ter pensamento positivo e olhar de um jeito diferente para os problemas.

Potencializar sua vida é uma de suas metas para o próximo ano? Então, você está no lugar certo. Descubra as minhas recomendações, separe a pipoca e inspire-se para mudar de estilo de vida antes mesmo do réveillon!

 

1. Para adotar uma alimentação saudável: Fed Up

Com a proposta de analisar as causas da obesidade infantil, um problema de saúde pública nos Estados Unidos, o documentário mostra os perigos que estão por trás de uma alimentação desequilibrada.

Ao mesmo tempo em que pega pesado ao abordar a indústria alimentícia como produtora das drogas favoritas dos americanos, traz um drama real vivido por crianças que têm vidas mais curtas que as dos pais.

Fed up ensina sobre a importância de manter uma alimentação e uma vida em equilíbrio, sem uma doentia preocupação com a aparência física.

Com 1h40 de duração, traz no elenco renomadas jornalistas norte-americanas como Oprah Winfrey e Katie Couric. A direção é da cineasta Stephanie Soechtig.

 

2. Para quem quer virar vegano, mas ainda não tem coragem: Food Inc

Dirigido por Robert Kenner, o documentário Comida S. A. (em tradução livre) mostra que nem sempre os consumidores sabem da verdadeira origem do que estão ingerindo.

Com 90 minutos de duração, revela a cruel realidade do confinamento, sofrimento e tortura dos animais explorados para o consumo humano. E destaca ainda a manipulação exercida pelas indústria de alimentos para que as pessoas não descubram o que acontece de verdade.

 

3. Dica obrigatória para quem quer mudar de estilo de vida: Happy

Já parou para pensar que a maioria das coisas que vemos como problemas na verdade não são tão difíceis como pensamos? Happy é aquele documentário obrigatório para quem quer mudar de estilo de vida. Desperta em nós uma profunda reflexão sobre o que está por trás da verdadeira felicidade.

Mostra como pessoas de diferentes culturas e regiões do mundo conseguem levar a vida com um olhar positivo sobre os problemas. E como viver dias felizes mesmo em meio à adversidade.

Dirigido por Roko Belic, tem 1h15 de duração, e o melhor de tudo é que está disponível atualmente na Netflix.

 

4. Para quem quer aprender a praticar o desapego: Minimalism

Menos é mais. Minimalismo: um documentário sobre as coisas importantes revela que as coisas mais importantes da vida não são coisas. Ideal para quem diz que dinheiro compra a felicidade, destaca que é possível sim ser feliz gastando menos.

Baseado na história de dois amigos de infância, Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, conta como largaram carreiras de sucesso com altos salários para viver com mais satisfação. Com 1h18 de duração, conta com a direção de Matt D’Avella e também está disponível na Netflix.

 

5. Para entender a importância de adotar um estilo de vida saudável: The C Word

The C Word é o documentário perfeito para você, que já pensou mil vezes em mudar de estilo de vida e sempre sentiu que faltou aquele empurrãozinho. Trata da importância da adoção de um estilo de vida saudável para a prevenção e cura do câncer.

Com a narração do inesquecível Morgan Freeman, o filme mostra que controlar o estresse, ter tempo para a família, praticar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável são fatores decisivos para a prevenção da doença.

Aponta ainda como a indústria influencia um estilo de vida prejudicial, com substâncias cancerígenas. Destaca que está na hora de parar de ter medo do câncer, porque está na hora da doença ter medo de nós. Com a direção de Meghan O’Hara, tem 1h32 de duração e pode ser visto na Netflix.

 

6. What the health?

A minha sexta dica, mas não menos interessante, também mostra as coincidências que existem entre as indústrias alimentícia e farmacêuticas e as doenças.

What the health?, em um trocadilho com a popular expressão norte-americana “what the hell?”, pontua a relação maliciosa entre produtos de origem animal e mortes precoces. O documentário é tão forte que até mesmo o famoso rapper Ne-yo decidiu virar vegano depois de assistir.

Dirigido por Kip Andersen e Keegan Kuhn, tem 1h32 de duração e está na Netflix. É uma continuação de outro documentário: Cowspiracy: o segredo da Sustentabilidade, de Leonardo DiCaprio.

 

Precisando de ajuda para dar o primeiro passo?

Se você assistiu a pelo menos um dos documentários que compartilhei aí em cima, provavelmente já pensou em mudar de estilo de vida.

Se não sabe como dar o primeiro passo, saiba que pode contar com os benefícios de um tratamento diferenciado e que chegou com tudo ao Brasil: a Medicina do Estilo de Vida. Um tratamento focado em mudar hábitos enraizados no comportamento moderno. Entre em contato comigo que eu posso te ajudar!

Drª Fernanda Macêdo

Drª Fernanda Macêdo

Formada pela UNIRIO e pós-graduada em Ginecologia e Obstetrícia pela Fundação Oswaldo Cruz, sou médica há 20 anos. Sempre senti que meu propósito era atender mulheres e oferecer um tratamento humanizado.
Como médica integrativa, acredito que não devemos focar apenas na cura, mas sim buscarmos uma forma de evitar o adoecimento!

Mais artigos que podem te interessar

× Contato via WhatsApp!